Por CBTM
O maior evento do esporte estudantil do estado vai ter sua fase final em Juiz de Fora este ano. A cidade foi confirmada pela Federação dos Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) como sede da etapa estadual dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (Jemg), prevista para acontecer de 8 a 13 de agosto.
"É mais um desafio que Juiz de Fora tem em termos de eventos esportivos. Os Jogos Pan-Americanos Escolares (realizados na cidade no ano passado) mostraram que estamos fortemente capacitados para sediar essas iniciativas. Claro que, em termos quantitativos, o Jemg é muito maior, pois deve atrair para a cidade cerca de cinco mil atletas, vindos de diversos lugares do estado. Mas, acredito que há a estrutura necessária para esse volume de pessoas, que trará uma forte movimentação esportiva, social e financeira para cá", confia o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda.
A competição tem jogos de basquete, futsal, handebol, vôlei, peteca, Tênis de Mesa e xadrez, além de provas de atletismo - incluindo portadores de necessidades especiais - e natação, e combates de judô. São duas faixas etárias em cada modalidade: infantil - para nascidos entre 1997 e 1999 - e juvenil - para jovens com nascimento entre 1994 e 1996. Em ambas, todas os esportes são disputados tanto no naipe masculino como no feminino. As inscrições estão abertas para a fase microrregional até o dia 16 de março. A etapa inicial de disputas começa no dia 1º de abril e vai até 5 de junho. A segunda fase, regional, acontece entre 27 de junho e 2 de julho.
Como cidade-sede da etapa final, Juiz de Fora não precisa participar das fases preliminares. Por isso, os representantes locais entram direto na disputa pelo título. Participarão da fase decisiva do Jemg, além dos juiz-foranos, as escolas campeãs nas seis fases regionais nas modalidades coletivas, os três primeiros lugares do atletismo e os quatro primeiros do xadrez desta mesma etapa, além das escolas campeãs dos esportes coletivos, os três primeiros lugares das modalidades individuais e os quatro primeiros lugares do xadrez de Belo Horizonte.
Motivação Para escolher quem vai representar Juiz de Fora na competição, os dirigentes da Secretaria de Esporte e Lazer decidiram prestigiar os Jogos Intercolegiais de 2011. Assim, os campeões das modalidades serão os representantes juiz-foranos no Jemg. "Pretendemos fazer toda a disputa no primeiro semestre. Será interessante, já que vale vaga para levar o nome de Juiz de Fora diante de outras equipes do estado. É uma oportunidade de mobilização das escolas em torno do esporte estudantil", considera Miranda.