Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da modalidade no país, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa dividiu os atletas em três grandes grupos.
O primeiro é formado pela elite que representa a Seleção Brasileira principal que vai participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O segundo grupo está participando de um período de treinos na França, formado por Eric Jouti, Hugo Calderano, Caroline Kumahara e a chinesa Gui Lin, que vai se naturalizar brasileira quando completar 18 anos, em outubro.
--- Esse segundo grupo não está fechado. Outros atletas com destaque internacional como Danilo Toma, que está na Espanha, e Lucas Prandi, que foi o vencedor da Seletiva, também estão sendo observados, assim como vários outros atletas --- explicou o Presidente Alaor Azevedo.
Pensando em 2016 e no processo natural de reformulação, já que alguns desses jogadores que vão ao México e a Londres não estarão mais na plenitude técnica e física, a CBTM começou um trabalho há dois anos com alguns jovens infantis e juvenis. Esse período de treinos na França é a sequência desse trabalho, mas o objetivo é em breve integrar outros atletas e observá-los nas competições internacionais.
--- O terceiro grupo está em processo de formação. Já demos início a um projeto de detecção de talentos, coordenado pelo técnico Nelson Machado, e em julho faremos uma grande peneira nacional no nosso Centro de Treinamento, quando esperamos selecionar atletas de sete a dez anos, que passarão a ser acompanhados pela CBTM e terão todas as condições necessárias para evoluírem no esporte --- completou Alor.
Veja a entrevista completa com o Presidente Alaor Azevedo no Canal CBTM no Youtube!