Por CBTM
O governo do Estado vem realizando, desde setembro, em Campo Grande, a 4ª edição dos Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino (Joere) e dos Jogos Mirins da Rede Estadual de Ensino (Jomire). Acontecem as finais de futsal, a partir das 8h, e de handebol, partir das 13h30, encerrando a 4ª edição dos jogos em Campo Grande.
Os jogos acontecem no ginásio Guanandizão. O Joere tem como objetivo resgatar a prática do esporte nas escolas estaduais e integrar os alunos por meio das competições. Os jogos são divididos em duas categorias, nas faixas-etárias entre 11 e 14 anos (Jomire) e 15 e 17 anos (Joere), totalizando 280 escolas, 56 municípios e cerca de 12 mil alunos.
“O objetivo é resgatar a prática do esporte. Cerca de 70% dos municípios estão participando. Fundamental também para os professores de Educação Física mostrarem seu trabalho. O Joere é um grande auxílio da rede estadual de ensino para a escolha de futuros atletas para as olimpíadas e jogos nacionais” destacou a secretária-adjunta de Estado de Educação, Cheila Vendrami, durante a abertura dos jogos.
De acordo com Marcel Ortiz, coordenador do IV Joere Polo Campo Grande, cerca de 900 alunos participaram do futsal. “No masculino, foram aproximadamente 600 alunos da rede estadual de ensino e no futsal feminino, cerca de 300 alunas. A final do futsal acontece no dia 27 de outubro, no ginásio do Guanandizão” destacou Marcel.
Somente em Campo Grande, participaram 85 escolas e cerca de 5 mil alunos. Os jogos foram realizados nas modalidades futsal, handebol, basquete, voleibol, atletismo, dama, xadrez, Tênis de Mesa, esporte Paralímpico, ginástica rítmica, karatê e judô.
Os jogos também aconteceram nos municípios de Aquidauana/Anastácio, Bataguassu, Corumbá/Ladário, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Paranaíba, Nova Andradina e Três Lagoas e Fátima do Sul e Iguatemi.