Notícia

VÍDEO - HUGO HOYAMA X CALDERANO: O FAIR PLAY NO TÊNIS DE MESA

Por CBTM

17/02/2011 17h10


O fair play está vinculado à ética. Isso acontece porque o esporte visa equilibrar a razão, a emoção e a espiritualidade do homem. Uma forma para assimilar na prática o ideal do fair play seria utilizando-o como uma espécie de educação para a reciprocidade, ou seja, identificar-se no adversário.

O mais importante no Tênis de Mesa é a existência de um adversário, o que implica em uma necessidade do outro e em respeito mútuo, alicerce do fair play uma vez que, sem o outro, a prática do esporte torna-se impossível.

Duas jogadas comuns mostram esse espírito esportivo que cerca a modalidade: a "casquinha" e a "redinha". Quando uma delas acontece durante a partida, o responsável imediatamente pede desculpas.

O astro Hugo Hoyama, que nesse vídeo perde o ponto para Hugo Calderano, é categórico:

--- Antes de tudo existe respeito ao adversário --- ensina o mestre, que apesar disso diz ter visto muita gente vibrando ao longo da carreira com lances desse tipo.

Reparem na reação de Hugo Calderano, que levantou a mão depois do ponto e repetiu o que a maioria faz. Mais tarde, revendo o lance, ainda brincou com a jogada.

--- Dei muita sorte nesse jogo --- disse o jovem, com um sorriso no rosto e parecendo satisfeito com a experiência adquirida na derrota por 3 a 2, já que participou da Seletiva adulta e perdeu para aquele que no final foi o campeão.   

Hugo Calderano é o atual 11º colocado no ranking Mundial para atletas até 15 anos e está na França treinando com a Seleção Brasileira para os Circuitos Mundiais da Suécia, Itália e Hungria.

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?