Por CBTM
O Tênis de Mesa brasileiro passa por uma fase de mudanças. No masculino, com a lesão de Thiago Monteiro (30), que atualmente vive na Franca, Gustavo Tsuboi (25) passou a ser o melhor atleta do país e já detém a melhor posição no ranking mundial.
No feminino, Ligia Silva (30), atleta que há 10 anos se mantém como a número um do Brasil, continua na frente no Ranking, mas não conseguiu sua vaga na ultima seletiva que aconteceu no mês passado para formação da equipe nacional, em São Paulo.
O nome mais comentado no momento entre os mesatenistas é o de Jessica Yamada, que venceu a 1ª seletiva de 2011, repetindo o feito de 2010. Embora ainda esteja mais de cem posições atrás no Ranking Mundial, Jessica vem demonstrando evolução e derrotou Lígia nos últimos quatro confrontos:
Ranking Especial da FPTM, com prêmio em dinheiro; nos Jogos Abertos do Interior 2010, modalidade Individual (semi-final) e nas equipes; e na final da 1ª Seletiva da CBTM.
A boa fase vem desde 2010, quando Jessica foi Campeã Paulista Individual da 2ª divisão, da 1ª divisão e Campeã Brasileira Individual.
Jessica também teve um ótimo desempenho no Mundial de Moscou, vencendo cinco partidas seguidas contra atletas da Estônia, Eslovênia, Grécia, Nova Zelândia e Dinamarca, chegando invicta à semifinal de equipes.
As três medalhas de ouro (Individual, Equipe e Duplas) conquistadas no 61º Campeonato Brasileiro Intercolonial comprovam seu excelente momento, coroando-a como a melhor atleta do país na atualidade, segundo especialistas.