Notícia

RIO-2016 COMEÇA A SELECIONAR LOCAIS PARA ACLIMATAÇÃO

Por CBTM

18/02/2011 09h18


Os Jogos Olímpicos Rio-2016 vão começar oficialmente no dia 5 de agosto, mas bem antes disso o país já estará envolvido com a competição. Pelo menos um mês antes de seu início, a grande maioria das delegações já estará em solo brasileiro para fazer aclimatação.

 

O Comitê Rio-2016 lançou nesta quinta-feira o processo de seleção de locais de treinamento pré-jogos. Durante um ano, os organizadores terão a difícil missão de encontrar todas as instalações aptas a receber os atletas olímpicos e Paralímpicos.

 

A partir desta quinta-feira, instituições esportivas municipais, estaduais e federais; instituições de ensino públicas e privadas; instituições militares; clubes esportivos e empresas ligadas ao esporte de todo o país poderão se inscrever.

 

Apenas a capital Rio de Janeiro ficará fora da disputa, pois estará finalizando os preparativos para a competição. As exigências do Comitê Olímpico Internacional, no entanto, prometem dificultar a inscrição de boa parte dos candidatos.

 

--- O Comitê Olímpico Internacional nos determina que nós tenhamos a prerrogativa única e a responsabilidade de selecionar as instalações esportivas em todo o território nacional que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais --- explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016.

 

Dentre os pré-requisitos básicos estão: possuir um aeroporto na distância máxima de 150 km em estrada pavimentada; ter hospedagem nas categorias de três, quatro ou cinco estrelas em uma distância máxima de 30 km; oferecer serviço de UTI no local de treinamento; e ter um hospital adequado com um deslocamento de até 30 minutos.

 

--- Nós vamos tentar estimular as cidades que têm mais de 100 mil habitantes (cerca de 300) para fazer essa inscrição. Mas teria que juntar a União, estado e município para ter recursos para isso --- disse Valdenir Bragança, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios.

 

Instalações deverão ter alto padrão

Embora não faça parte da competição, os locais de pré-treinamento são considerados cada vez mais importantes no movimento olímpico. A preocupação com a adaptação ao fuso horário, ao clima, e com a privacidade tem feito as delegações viajarem para os países que vão sediar as competições cada vez mais cedo. Os atletas brasileiros, por exemplo, fizeram preparação em Macau, Tóquio e Hong Kong para os Jogos de Pequim-2008. Com isso, é exigida uma qualidade de alto nível.

 

- Serão principalmente instalações esportivas que devem atender aos requerimentos das federações internacionais dos esportes que vão sediar em suas cidades. Ou seja, não adianta a gente oferecer um ginásio que não tenha as dimensões adequadas, que não tenha o piso adequado, pois certamente a federação daquele esporte não irá aprovar – afirmou Agberto Guimarães, diretor de esporte do Comitê Rio-2016.

 

O Brasil ainda não tem instalações adequadas suficientes para atender os mais de 10 mil atletas previstos durante esse pré-treinamento, principalmente locais com acessibilidade para os Paralímpicos. Por isso, o Comitê Rio-2016 também aceitará a inscrição de projetos ainda “no papel”.

 

O prazo de inscrição termina no dia 5 de abril. Depois, serão realizados seminários, visitas técnicas e a apresentação final dos candidatos. A divulgação da lista final dos escolhidos será no dia 13 de janeiro de 2012. A partir disso, as visitas dos atletas estrangeiros já serão permitidas.

 

GloboEsporte

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?