Por CBTM
Uma semana depois dos títulos conquistados por Hugo Calderano e Caroline Kumahara no Aberto de Jovens da Suécia, o Brasil viveu um dia histórico no Torneio de Duplas do Aberto de Jovens da Itália, competição que faz parte do Circuito Mundial e reuniu os principais atletas do mundo na atualidade.
Caroline Kumahara e a chinesa Gui Lin, que está prestes a conseguir sua naturalização, venceram na final as francesas Anais Leveque e Laura Gasnier, atuais campeãs da Europa, por 3 sets a 2, e ficaram com a medalha de ouro, feito nunca antes alcançado em uma competição desse nível.
A campanha na fase eliminatória foi impecável. Primeiro, a dupla brasileira passou por Lubica Barciakova e Lucia Kokavcova (SVK) com uma vitória arrasadora por 3 a 0 (11/3, 11/6 e 11/1).
Em seguida, Caroline e Gui Lin tiveram um pouco mais de trabalho para superar Dijana Holok e Anelia Lupulesku (SRB), por 3 a 2 (17-15,8-11,10-12,11-7,8-11).
Nas quartas-de-final, outra vitória tranqüila sobre as francesas Mariana Berho e Laura Pfefer, por 3 a 0 (11-9,11-7,11-6).
Com a moral elevada, a dupla entrou confiante e garantiu a vaga na final passando por Anja Shuh e Nicole Trosman, composto Alemanha/Israel. O placar de 3 a 0 mostra que as brasileiras foram superiores, mas foi um jogo difícil, decidido sempre nos detalhes.
Contra as francesas Anais Leveque e Laura Gasnier, Caroline e Gui Lin abriram 2 a 0, mas depois disso caíram um pouco de produção e permitiram a reação das adversárias.
O empate tornou a decisão ainda mais emocionante, mas no último set as brasileiras abriram 6 a 0 e conseguiram administrar a vantagem até o final e fecharam com um 11 a 7.
Um resultado histórico que mostra a evolução do Tênis de Mesa brasileiro. Gui Lin ainda ficou com a medalha de bronze no Torneio Individual e Caroline, que com apenas 15 anos já sonha com as Olimpíadas de Londres, terminou com o titulo do Torneio B vencendo na final a atleta de Hong Kong Wing Kei.
--- Estou emocionado. Foi a primeira vez que isso aconteceu na história. O Aberto da Itália é o segundo melhor do mundo em importância. É motivo de alegria para todos nós e isso mostra que estamos no caminho certo --- avaliou o Presidente Alaor Azevedo.
O Coordenador Técnico de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda, não poupou elogios a suas atletas e garante que ambas em breve lutarão por outros títulos no Circuito Mundial.
--- Foi um título importante conquistado pelas meninas, em circuito da ITTF na Europa, o que significa terem superados adversárias de gabarito. Estão de parabéns --- avaliou Lincon.