Por CBTM
O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles aceitou assumir o comando da Autoridade Pública Olímpica, a APO, segundo informou o jornal "Folha de S. Paulo". Meirelles teria afirmado estar disposto a comandar o órgão responsável pelas ações relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio-2016 logo depois de o Senado ter aprovado a APO em caráter definitivo.
Embora já tenha se mostrado disposto a assumir a função, Meirelles ainda quer acertar os últimos detalhes com o Planalto antes de autorizar o envio de sua indicação ao Congresso. Somente depois de aprovada no Senado, a nomeação do cargo será confirmada. O mandato deve ir até 2015.
A APO ficará encarregada de coordenar os organismos públicos envolvidos na organização dos Jogos, realizar estudos técnicos, executar e controlar as obras, assinar contratos, adquirir bens e equipamentos e cuidar da proteção dos direitos de imagem do evento e marcas relacionadas.
O organismo, que terá sede no Rio de Janeiro, é uma das garantias que o Brasil havia oferecido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na etapa da candidatura da cidade.