Por CBTM
O saldo da participação de Gustavo Tsuboi no Aberto da Alemanha pode ser considerado positivo, afinal a competição reúne a elite do Tênis de Mesa mundial e o brasileiro conquistou três vitórias convincentes, mostrando alto nível.
No primeiro jogo da fase de Grupos, Tsuboi superou o chileno Marcelo Fernandez, por 4 a 1, O brasileiro venceu os dois primeiros sets por 11 a 7, mas cometeu alguns erros no terceiro e perdeu por 11 a 9.
Apesar disso, teve equilíbrio emocional para retomar seu jogo e impedir a reação do adversário vencendo os dois seguintes, por 11 a 7 e 11 a 8.
Na segunda partida, enfrentou o polonês Robert Floras e vence por 4 a 2 mostrando muita técnica e concentração nos momentos mais difíceis.
No primeiro set chegou a estar perdendo por 7 a 2, mas conseguiu uma reação incrível e fechou em 11 a 8, repetindo o placar no set seguinte.
Tsuboi mas perdeu por 16 a 14 e o último ponto aconteceu graças a uma casquinha do polonês.
No terceiro set aconteceu um imprevisto. Quando estava 8 a 7 para o Floras, Tsuboi raspou a mão esquerda, com a qual segura a raqueta, na mesa e sofreu um pequeno corte no polegar. Teve que parar para atendimento por alguns minutos e acabou perdendo o set por 16 a 14, após uma casquinha do polonês no último ponto.
Apesar da derrota e do corte na mão, Tsuboi não se abateu e fechou o set seguinte por 11 a 6. Depois, a partida ficou equilibrada e o polonês passou a acertar mais trocas de bola e fechou em 11 a 7.
Nesse momento o jogo se tornou imprevisível, mas assim como no primeiro set o brasileiro conseguiu uma virada sensacional quando o placar apontava 10 a 8 para o polonês. Tsuboi salvou o mach point e virou para 14 a 12.
Com a classificação garantida, Tsuboi entrou na segunda fase confiante mas não conseguiu render o esperado e perdeu para o lituano Matiss Burgiss por um 4 a 0, parciais de 14/12, 11/6, 11/9 e 11/6.
No final o saldo pode ser considerado positivo, pois Tsuboi deixa a competição, que reúne os principais atletas do Ranking Mundial, com duas vitórias no Individual e uma no Toneio de Duplas ao lado de Danilo Toma.