Notícia

CBTM QUER DOIS ATLETAS ENTRE OS 30 MELHORES ATÉ 2016

Por CBTM

19/03/2011 11h38


Apartir da I Copa Latino-Americana de tênis de mesa da ITTF (a federação internacional), que termina hoje, no Maracanãzinho, a seleção verde e amarela quer dar passos rumo às primeiras posições do ranking mundial. É o que espera o presidente da Confederação Brasileira de tênis de mesa (CBTM), Alaor Azevedo.

--- Em dois a três anos, vamos ter dois atletas top 50 do mundo: Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. E até as Olimpíadas do Rio, em 2016, o Brasil precisará de dois no top 30, para lutar pela prata olímpica. Isso porque a China sobra... --- diz Azevedo.

--- Com o Tsuboi canhoto, e o Thiago destro, a dupla fica forte.

Tsuboi vai à semifinal

Para elevar o nível técnico em ambos os sexos, a CBTM trabalha com uma comissão de treinadores, liderada por Lincon Yasuda, auxiliado pelo cubano Francisco Paco Arado. Já está como consultor o francês Jean René Mounie, e chegará o francês Michel Gadal.

--- O que precisamos e está ocorrendo é a crescente participação no exterior em torneios fortes. O segundo passo será aplicarmos aqui a metodologia de lá e criar a cultura do alto nível --- analisa Yasuda.

Para Paco, técnico do São Caetano, é no clube que se detectam talentos. Da nova geração faz parte Gustavo Tsuboi, que jogou na França, de 2006 a 2010. O objetivo dele é Londres-2012, depois do Mundial, em maio, e do Pan, em outubro:

--- Os destaques agora têm técnicos individuais, o que está começando aqui.

Tsuboi superou Hugo Hoyama por 4 sets a 0 e avançou para a semifinal de hoje contra Liu Song, chinês naturalizado argentino. No melhor jogo da Copa, este derrotou Lin Ju, chinês naturalizado dominicano, por 4 a 3. O brasileiro Cazuo Katsumoto também avançou. Bateu o argentino Gastón Alto (4 a 1) e pega Marcelo Aguirre, do Paraguai, que eliminou o brasileiro Eric Mancini por 4 a 2. Pela primeira vez a ITTF promove na América Latina um torneio com estrutura de Mundial. As semifinais são às 14h, e as finais a partir das 17h, com entrada franca.

Nas quartas, no feminino, em duelo à brasileira, Jéssica Yamada superou Lígia Silva por 4 a 3. Vai jogar com Yadira Silva (México), que ganhou de Andrea Estrada (Guatemala) por 4 a 0. Wu Xue, dominicana, bateu a brasileira Caroline Kumahara por 4 a 0, e Paula Medina (Colômbia) derrotou Berta Rodríguez (Chile): 4 a 1.

O Globo

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?