Por CBTM
Assim como aconteceu no dia 26 de abril de 2010, quando houve a "invasão do bem" feita pela Polícia Militar, a comunidade da Providência ocupou nesse sábado o Maracanãzinho com um arsenal de sorrisos e uma saraivada de alegria.
A Unidade de Policia Pacificadora (UPP) atende cerca de cinco mil moradores da comunidade e outros cinco mil que moram no entorno. Todos foram convidados pela Suderj para participar do evento e as crianças chegaram ao ginásio em companhia dos policiais que fazem parte da Unidade local.
Um desses policiais é a soldado Nascimento, xará do personagem protagonista do filme "Tropa de Elite", que falou um pouco sobre a importância do seu trabalho.
--- É uma experiência muito gratificante para mim ver que as crianças estão ampliando seus horizontes, ver que além das práticas esportivas que eles já conheciam hoje eles tem acesso a muitas outras --- disse, satisfeita por servir de referência para as crianças que ajudou a mudar.
--- É muito bom os ouvir dizer que querem ser policiais --- explicou a soldado, de 29 anos, há um na corporação..
Considerado oficialmente a primeira favela do país, o morro da Providência está localizado atrás da Central do Brasil, por onde passam mais de 600 mil pessoas diariamente e tem uma população de aproximadamente 10 mil pessoas.
Cássia Barreto, agente comunitária de 37 anos, que atua na coordenação e acompanhamento das crianças da comunidade nos eventos, destacou a importância do projeto na vida dessas crianças da comunidade.
--- O projeto que temos junto com a Suderj e a Policia Militar é muito importante porque, além de ter os passeio que os levam a conhecer outros ambientes, também os faz exercitar sua cidadania através do respeito a hierarquia e a obtenção de uma disciplina mais apurada – disse a moradora, que desempenha a função com grande envolvimento e satisfação.