Por CBTM
O prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alessandra Nogueira, esteve, na última terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, para assinar o convênio que autoriza o município a sediar a 15ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) da primeira região, que acontecem entre 3 e 7 de maio.
A cerimônia de assinatura, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, contou com a presença de sua presidente Lu Alckmin e do secretário e do secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Jorge Pagura e Benedito Fernandes respectivamente.
Os jogos são uma parceria entre o fundo e a secretaria estadual e envolvem 13 modalidades adaptadas a pessoas com mais de 60 anos, atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.
Segundo Peccioli, a escolha de Parnaíba para ser sede da competição aconteceu graças à intervenção do secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado Benedito Fernandes, ex-prefeito da cidade. "Por conhecer muito bem o trabalho que é desenvolvido para os idosos em Santana de Parnaíba, nosso amigo Benedito Fernandes interveio junto ao Estado, para que a cidade fosse uma das sedes da competição", disse.
Já Fernandes falou da importância dos jogos.
"O Jori tem um valor fundamental para os seus participantes, pois hoje a terceira idade tem conquistado uma qualidade de vida diferenciada, com muitas oportunidades e uma maior longevidade".
A competição em Santana de Parnaíba contará com a participação de 32 cidades, incluindo o próprio município e ainda Barueri, Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Guarujá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itariri, Jandira, Juquitiba, Mauá, Mongaguá, Osasco, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Mais oito cidades também serão sede do Jori 2011, representando outras regiões, cujos eventos acontecem até 16 de outubro. Já a final será em São José dos Campos, de 23 a 27 de novembro.
Para a realização dos jogos, cada município sede recebeu um repasse de R$ 120 mil da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, que será usado em alojamento e alimentação aos participantes, além de programação cultural e lazer durante a permanência dos atletas na cidade.