Por CBTM
A equipe ONG Galinho de Ouro de Tênis de Mesa, de Santos, conseguiu mais um ótimo resultado ao faturar quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze, durante as disputas do Torneio Início da Federação Paulista da modalidade, realizado no último sábado e domingo (dias 26 e 27) no ginásio do Sesc/Santos.
A competição serviu para apresentação das equipes paulistas para o calendário esportivo de 2011, onde a equipe santista, patrocinada pela Usiminas, através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) já se mostra como uma das forças da modalidade no Estado.
O destaque entre os santistas ficou por conta da excelente atuação de Lucas Prandi (Usiminas/Yonex/Colégio Afonso Pena), de 13 anos, onde mesmo atuando em uma categoria acima, infantil masculino, faturou a medalha de prata (14 e 15 anos), mesma posição no pódio de Martina Kohatsu (mirim feminino) e Thales Prieto (juvenil masculino). A outra medalha, desta vez de bronze, veio com o terceiro lugar conquistado no pré-mirim masculino pelo mesatenista João Gabriel.
Os demais integrantes da equipe ficaram com a quinta posição: Gabriel Leoni e Leonardo Borgues (mirim), Gabriel Bento, Gabriel Fernandes e Jorge Lucas (infantil). Já o atleta Allan Sarmento (juvenil), desfalcou o time na etapa inicial do certame estadual, pois continua realizando uma série de treinamentos na Europa visando as principais competições do ano.
Segundo o treinador, Luiz Fernando de Paula, o desempenho dos atletas foi satisfatório e serviu para mostrar a competitividade da equipe. "Competimos em igualdade de condições em todas as categorias, que, aliás, é a base do nosso projeto. Existe uma tendência natural de crescimento, pois estamos apenas iniciando um trabalho de longo prazo visando as Olimpíadas de 2014", observou o treinador.
A idéia inicial da parceria entre entidade e o poder publico municipal é fortalecer o trabalho de base no tênis de mesa, proporcionando aos atletas envolvidos o desenvolvimento físico/técnico/mental necessário para representar o município nas competições interestaduais.
"Estamos no caminho certo. A oportunidade está sendo dada e esperamos devolver à cidade o estigma de reveladora de talentos para o tênis de mesa nacional", disse o coordenador técnico do projeto, Fabrício Prandi, citando os exemplos de grandes mesatenistas que a cidade já produziu como os medalhistas pan-americanos, Acassio Rito Cunha e Aristides Nascimento.
A ONG Galinho de Ouro conta com o patrocínio da Usiminas. Apoios: Instituto Cultural Usiminas, Centro Espanhol de Santos e Prefeitura Municipal de Santos.