Por CBTM
A recém criada equipe ONG Galinho de Ouro de Tênis de Mesa, de Santos, encara seu primeiro desafio: participa entre os dias 17 a 20 de março da 1ª etapa da Copa Brasil Sul/Sudeste de Tênis de Mesa.
A competição organizada pela Confederação Brasileira da modalidade (CBTM) acontece no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro e terá a participação dos melhores mesatenistas do Brasil, nas categorias ranking (pré mirim ao veterano olímpico), Paralímpico (cadeirantes e andantes), rating (15 níveis) e classes (1 a 11).
A equipe patrocinada pela Usiminas viaja na próxima quarta-feira (dia 16) para a capital carioca, com os seguintes atletas: João Gabriel (pre mirim), Gabriel Leoni, Lucas Prandi e Martina Kohatsu (mirim), Gabriel Bento, Gabriel Fernandes e Jorge Lucas (infantil).
Os treinamentos realizados no Centro Espanhol de Santos durante a última semana foram intensificados, visando proporcionar aos mesatenistas as condições ideais para uma boa apresentação.
--- Focamos no treino especializado de jogadas, chamado de one by one, e principalmente nas atividades de propriocepção, ideais para o condicionamento corporal de cada atleta --- definiu o técnico da equipe, Luiz Fernando de Paula, explicando sobre um dos principais métodos empregados pelos asiáticos, reconhecidos como a melhor escola de tênis de mesa do mundo.
Além da parte técnica, o preparador físico da equipe, Rafael Neposiano, desenvolveu um trabalho de fortalecimento muscular junto aos atletas, considerado fundamental para o melhor desempenho durante as partidas.
--- O tênis de mesa moderno prevê a execução de deslocamentos frontais e paralelos a todo o momento, e para isso, procuramos dotar nossos jogadores de um excelente trabalho de pernas, já que a competição é de tiro curto --- avaliou Rafael, mencionando que as disputas em uma categoria acontecem em um único dia.