Por CBTM
Santa Catarina contribuiu com duas medalha de ouro nas modalidades coletivas que encerraram, no último dia 6 de dezembro, os 14º Jogos Sul-americanos Escolares. A competição foi disputada na cidade de Montevideú, no Ururguai, e contou com a presença de 1.500 atletas com idades de 12 a 14 anos de 10 países (Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).
As modalidades em disputa foram o tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação, basquete, vôlei e handebol. No total o Brasil ganhou 56 medalhas: 25 de ouro, 16 de prata e 15 de bronze.
Nas disputas coletivas, a delegação brasileira participou de cinco e conquistou quatro ouros sendo no basquete feminino (time de Chapecó), vôlei masculino e feminino (time de Nova Trento) e no handebol feminino. Além disso, o país conquistou uma prata no handebol masculino.
As meninas do time de Chapecó enfrentaram a equipe do Equador na decisão do título do basquete. A partida começou muito equilibrada com o placar sempre empatado. No último quarto, faltando 15 segundos para acabar o jogo, as brasileiras perdiam por dois pontos quando conseguiram igualar o resultado em 55 a 55, o que levou a partida para a prorrogação. No período seguinte, as catarinenses, com a moral elevada não tomaram conhecimento das adversárias e abriram sete pontos vencendo a partida por 65 a 58.
No vôlei feminino as meninas de Nova Trento enfrentaram as peruanas e começaram a partida atrás no placar. No segundo e terceiro set, as coisas melhoraram e time que representou o Brasil venceu facilmente. Mas com o apoio da torcida que estava presente no ginásio, o Peru cresceu novamente no jogo e empatou a partida em 2 a 2. No último e decisivo set, as meninas de Santa Catarina se superaram e terminaram a partida fazendo uma grande festa.
Nas disputas individuais, destaque para o catarinense Guilherme Fontanella, que ganhou três medalhas de ouro. O atleta de Florianópolis será homenageado no próximo dia 16 de dezembro, no Rio, durante o Prêmio Brasil Olímpico do COB.