Por CBTM
A atleta Jane Rodrigues tem vários motivos para comemorar. Depois de meses de tratamento contra um câncer de mama, está recuperada e já anunciou que seu retorno às mesas acontecerá na próxima edição da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste, que será realizada em Brasília entre os dias 21 a 24 desse mês.
Além disso, Jane vai realizar o sonho de competir pela primeira vez ao lado dos seus dois filhos Lethicia (8) e Lucas (11), que não escondem a ansiedade desde que souberam que estavam inscritos na competição, que sem dúvidas é uma das mais importantes do calendário oficial da CBTM.
--- Eles vão jogar a primeira Copa Brasil e começaram a treinar sério em dezembro do ano passado em uma sala que temos em nossa casa. As condições são boas, mas ainda falta um grupo para treinarem juntos. Ainda estão aprendendo o básico e essa participação será uma grande experiência para os dois --- afirmou Jane.
Além do talento da mãe que pode ter sido herdado, a dupla está em boas mãos e tem tudo para evoluir. Lucas e Lethicia são treinados pelo técnico Joachim Gögel, da Seleção Brasileira Paraolímpica, que é marido de Jane.
--- Não estou esperando grandes resultados nesse evento, mas esta participação é muito boa para os dois irem ganhando experiência e confiança em grandes campeonatos desde cedo --- explicou o técnico, cauteloso para não criar muita expectativa e deixar as crianças à vontade.
Para ajudar no desenvolvimento dos filhos, Jane começou a construir com a ajuda do marido um local dentro da própria casa adequado para treinamentos, que ficou pronto em dezembro do ano passado. Desde então, Lucas e Lethicia trabalham sob a orientação de Joachim várias horas por dia praticamente durante toda semana.
--- Jane idealizou esse espaço e mesmo passando pelo tratamento não desistiu e levou a diante o projeto, que agora se tornou realidade do jeito que ela sempre sonhou. No entanto, como ainda estava um pouco debilitada, não conseguiu iniciar seu treinamento em dezembro, mas seus filhos Lucas e Lethicia sim --- explicou Joachim.
Jane é uma das mais vitoriosas atletas do Tênis de Mesa Paralímpico brasileiro. Já conquistou quatro medalhas de Ouro em Parapanamericanos e foi eleita duas vezes a melhor das Américas, no Rio (2007) e em Isla Margarita (2009). Disputou as Paraolimpiadas em Pequim e agora, recuperada, pode voltar a pensar em Londres.
--- Depois do meu tratamento contra um câncer, voltei a treinar em março deste ano e estou me preparando para o Parapan no México, em novembro. Vou trabalhar com mais dedicação ainda para conquistar um bom resultado para o Brasil --- avisou Jane, que encara a Copa Brasil com seriedade e um divisor de águas em sua vida.
--- Será meu primeiro campeonato depois do tratamento e estou me sentindo um pouco como se fosse o primeiro campeonato de minha vida. Sinto-me como uma nova atleta. Agora com uma felicidade em dobro, pois meus dois filhos também treinam com meu esposo e jogarão o mesmo campeonato que eu --- lembrou.
A caçula Lethicia, que antes ficava com saudades da mãe a cada evento, agora festeja também o aumento da convivência.
--- Sempre queria viajar com minha mãe para os campeonatos e agora eu posso. Estou muito feliz --- disse a menina.
Já o mais velho Lucas prefere celebrar o fato de sua mãe ter superado a doença e voltar a jogar em alto nível, como sempre fez.
--- Estou feliz em poder ver minha mãe jogar novamente e eu também poder jogar a mesma competição --- explicou Lucas.
O evento acontecerá durante a semana de Páscoa e Jane vai levar os tradicionais ovinhos para presentear os filhos. Essa festa em família certamente será marcada pela emoção, pois como já foi dito os motivos para comemorar são muitos.
Jane fez questão de lembrar ainda de outros parceiros e amigos que a ajudaram durante sua recuperação.
--- Nada disso seria possível se não fosse a ajuda destes grandes parceiros: Ministério do esporte (com a bolsa atleta), Leroy Merlin pelos descontos oferecido na compra dos materiais de construção de minha sala de treinamento, a Cinèse, com o tratamento de fisioterapia, Athos academia, que desde o meu inicio no esporte esta comigo me ajudando com a parte física e a finta de materiais esportivo. Obrigada a todos --- finalizou Jane.