Por CBTM
Nessa quarta-feira (30/03) em Londrina, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegam para uma visita de inspeção a Rede Hoteleira da cidade e serão recepcionados pelo Londrina Convention & Visitors Bureau e Fundação do Esporte de Londrina.
A visita é em função do COB ter sinalizado a possibilidade de Londrina sediar as Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, também em 2011. A cidade, em parceria com Maringá já sediou as Olimpíadas em 2009 e Londrina já é a sede oficial das Olimpíadas Escolares em dezembro de 2012, uma captação realizada pelo Londrina Convention em pareceria com a Prefeitura Municipal.
Os representantes do COB, Cristiano Barros Homem dEl Rei, Gerente de Competição e André Mattos, Gerente de Serviços aos Participantes, farão reunião com a direção do Londrina Convention e FEL, nesta quarta (30/03) de manhã.
No período da tarde, a reunião será com representantes dos hotéis e nesta quinta-feira, começam as visitas técnicas que vão até o dia 1º de abril. A realização das Olimpíadas este ano na cidade vai depender da aprovação pelo COB da infraestrutura hoteleira de Londrina, com cerca de sete mil leitos, e também da viabilidade econômica para o município na realização de outro evento ou antecipação das Olimpíadas de 2012.
Segundo informações da prefeitura, os custos chegam a 800 mil reais. As Olimpíadas este ano estão programadas para a cidade de Joinville, em Santa Catarina, mas problemas na rede hoteleira podem dificultar a realização do evento naquela cidade.
Londrina é a opção viável para 2011. Durante 11 dias, as Olimpíadas Escolares reúnem cerca de 4.500 estudantes de quase mil escolas das redes municipais e estaduais de todo o país e ainda, 200 dirigentes e 400 técnicos.
Os jovens já passaram pelas etapas municipais e estaduais e vão disputar 11 modalidades esportivas individuais e coletivas: atletismo, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, handebol, natação, taekondo, tênis de mesa, xadrez, voleibol e ciclismo.