Notícia

AS OFICINAS NOS PONTOS DE CULTURA AQUAJUR

Por CBTM

14/04/2011 09h40


Nesta quinta-feira (14), o Cultura Ponto a Ponto inicia sua viagem em Boa Vista, Roraima, onde mostra o trabalho do ponto de cultura Aquajur, uma associação formada pelas quadrilhas profissionais da cidade. A quadrilha é uma tradição na região e os grupos ensaiam exaustivamente para as apresentações e competições na época das festas juninas.

Dos grandes grupos nasceu a quadrilha infantil Forrozinho, na periferia da cidade. Eles ensaiam em um terreno vazio e aprendem, junto com a dança, a ter disciplina, respeito e a paixão pela dança popular. Os dias de ensaio enchem o bairro de alegria, música e cor.

Já no Rio de Janeiro, o programa apresenta o ponto de cultura América no Coração da Baixada, localizado no município de Mesquita, Baixada Fluminense. O ponto realiza oficinas voltadas ao esporte, tais como tênis de mesa, vôlei de areia, peteca, jiu-jitsu e futebol. Além do esporte, o projeto também conta com oficinas de dança, artesanato, artes plásticas e música.

O terceiro e último ponto do programa é o Menino de Ceilândia, que leva este nome em referência a um boneco gigante e do bloco de carnaval, que alegra os dias festivos desta cidade satélite de Brasília. A partir do bloco, que desfila há muitos anos arrastando uma pequena multidão pelas ruas, surgiram novos projetos paralelos de cultura e lazer para a região que sofre com altos índices de violência. O ponto oferece aula de música popular, frevo e oficinas de costura.

Jornal do Commercio - PE

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?