Notícia

CBTM RECEBEU CONHECIMENTO DE ARY GRAÇA

Por CBTM

29/04/2011 15h19


O Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça Filho, esteve na tarde desta quinta-feira na sede da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para ministrar uma palestra que visa à transferência de conhecimento e experiências entre as entidades, com o objetivo de proporcionar evolução e tornar o Tênis de Mesa referência Mundial assim como aconteceu com o Voleibol.

 

Ary herdou o cargo do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que presidiu a entidade entre os anos de 1975 e 1996, quando assumiu o COB.

 

Durante os anos em que esteve a frente do órgão máximo do voleibol brasileiro, Nuzman investiu em marketing esportivo e gestão administrativa, o que trouxe grande evolução para a modalidade.

  

Ary teve a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado por seu antecessor e, com muito empenho e dedicação, traçou seu caminho e criou sua própria identidade dentro do vôlei brasileiro, tendo uma trajetória tão ou quem sabe até mais vencedora do que a de Nuzman.

 

A presença de Ary Graça na CBTM criou grande expectativa em todos que trabalham na entidade, por se tratar de uma pessoa com uma trajetória tão vitoriosa.

 

Entre outras tiradas geniais, Ary disse o seguinte quando a tímida platéia se manteve em silêncio diante do momento de fazer perguntas:

 

-- Eu sou casado sim! Sei que as meninas estão loucas para fazer essa pergunta – disse em tom descontraído arrancando uma gargalhada geral.

 

Ary Graça falou da importância que o centro de treinamento de Saquarema teve na evolução do esporte.

 

-– Nós já estávamos bem na frente dos demais, estávamos a mais ou menos cinco anos a frente, mas com a construção do centro de treinamento de Saquarema pulamos mais uns dez anos, ficando pelo menos 15 anos a frente das outras seleções.

 

Apelidado de "Aryzão", em homenagem ao presidente da CBV, Ary Graça Filho, pelo então levantador da seleção masculina, Maurício, o Centro de Desenvolvimento de Voleibol de Saquarema (RJ) foi inaugurado em 25 de Agosto de 2003.

 

É um moderno complexo esportivo com 108 mil metros quadrados e equipamentos de última geração, utilizado para reunir em um mesmo local o treinamento de todas as categorias da seleção brasileira, facilitando assim o intercâmbio entre as comissões técnicas.

 

--- O nosso centro de treinamento nos fez ser os melhores. Hoje somos a seleção a ser batida, o mundo todo está atrás de nós, mas não é só isso que importa. O que é muito importante também é a mudança que a instalação do nosso CT trouxe para as pessoas vivem ali --- disse.

 

Quando passo por aquela região as pessoas me vêem como um Deus, certa vez eu passei por lá e uma senhora bem humilde, bem idosa, veio na minha direção e começou a beijar na minha mão e eu pensei: O que é isso? Por que ela tá fazendo isso? – comentou Ary.

 

Ary Graça usou a sua origem humilde para explicar e entender o motivo da abordagem:  

 

--- As pessoas que vivem em comunidades carentes muitas vezes não tem nada, então quando alguém faz alguma coisa por elas é o máximo. Morei na favela Dona Marta quando era seminarista, sei muito bem como essas pessoas vivem – explicou.

 

O Presidente da CBV falou também que o mais importante investimento que pode ser feito visando o crescimento do esporte é na formação de pessoal:

 

--- O Alaor, assim como eu, já entendeu que o importante é buscar a formação tanto que, apesar de médico, buscou a formação em Administração Esportiva. 

 

Ao final de palestra, sempre muito simpático e espirituoso, Ary Graça agradeceu a atenção de todos os presentes e entregou alguns livros de administração, de sua autoria, para o Presidente da CBTM para que o investimento na formação dos parceiros da CBTM tenha continuidade.

 

Ary Graça é brasileiro, nascido em 1943, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Iniciou sua carreira profissional em 1961, como advogado.

Atua no mercado financeiro nacional e internacional desde 1968. No âmbito esportivo destacou-se como titular dos times de voleibol do Botafogo de Futebol e Regatas e das Seleções Carioca e Brasileira, durante as décadas de 60 e 70.

 

Presidente de honra do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), Ary Graça foi condecorado Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Em 1999, recebeu o Prêmio Equilibrista - O Executivo do Ano, concedido pelo IBEF. Foi agraciado com as Medalhas do Pacificador, pelo Exército Brasileiro, e do Mérito Desportivo Militar.

Além da CBV, preside a Confederação Sul-Americana de Volleyball e a União Pan-Americana de Vôlei, sendo também vice-presidente da Federação Internacional de Voleibol, onde ocupa também os cargos de Presidente da Comissão Mundial de Vôlei de Praia e Presidente do Comitê de Investimentos.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?