Por CBTM
O que havia sido previsto pelos especialistas se confirmou. O Torneio Individual Juvenil Feminino do Campeonato Sulamericano realizado no ginásio Poliesportivo Coliseu, na cidade de Envigado, na Colômbia, teve uma final brasileira nessa sexta-feira.
Depois de conquistarem o ouro por Equipes e nas Duplas, Caroline Kumahara e Kátia Kawai se enfrentaram em uma decisão emocionante e imprevisível, que poderia perfeitamente ter sido vencida por qualquer uma das duas.
As brasileiras fizeram campanhas muito parecidas e terminaram a fase de classificação em primeiro lugar em seus grupos. Pela ordem dos confrontos na tabela, tudo indicava que poderiam se enfrentar na decisão. E foi o que aconteceu.
Nas quartas-de-final, Caroline passou pela chilena Judith Morales (4 a 2) e na semifinal pela argentina Augustina Iwasa (4 a 0), enquanto Kátia venceu a colombiana Carolina Peña (4 a 1) e a peruana Maria Soto (4 a 1).
Caroline começou vencendo os dois primeiros sets e parecia que seria uma vitória tranquila, mas Kátia não se intimidou diante da amiga e parceira, que é apontada por muitos como a maior revelação da modalidade no país e a sucessora de Lígia Silva no cenário internacional.
A atleta colocou pressão em Caroline e conseguiu empatar o jogo em 2 a 2, mostrando muita personalidade e técnica. Apesar disso, não foi capaz sustentar a reação e impedir que o talento de adversária prevalecesse. Caroline voltou para o jogo e venceu os dois sets seguintes, conquistando sua terceira medalha de ouro.