Por CBTM
O talentoso Eric Jouti teve que suar a camisa mas confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro no Torneio Individual Juvenil do Campeonato Sulamericano realizado no ginásio Poliesportivo Coliseu, na cidade de Envigado, na Colômbia, nessa sexta-feira.
Eric enfrentou o argentino Juan Daher na decisão e venceu por 4 a 3, em uma das partidas mais equilibradas e imprevisíveis da competição. Chegou a abrir 3 a 0, mas permitiu a reação do adversário, que mesmo empurrado pela torcida não conseguiu neutralizar o poder de ataque do brasileiro.
Depois de garantir o primeiro lugar na fase de grupos, Eric Jouti venceu o peruano Julio Li nas oitavas-de-final, passou pelo chileno Manuel Moya nas quartas e derrotou na semifinal o colombiano Joaquim Villegas, que havia eliminado o brasileiro Jeff Yamada.
Eric começou melhor e venceu os três primeiros sets, dando a falsa impressão de que seria um jogo fácil. No entanto, o argentino não se entregou e, apoiado pela torcida, que parecia cansada de ver brasileiros comemorando títulos, partiu para cima e se aproximou no placar, vencendo os dois sets seguintes.
O sexto foi pura emoção, com os dois se alternando na frente até chegarem empatados em 9 a 9. O brasileiro não resistiu a pressão e acabou perdendo por 11 a 9. No último set o argentino abriu dois pontos de vantagem e levou a torcida ao delírio, mas Eric não se entregou e virou para 6 a 2.
Depois disso, conseguiu ampliar ainda mais a diferença e fechou com um surpreendente 11 a 3, conquistando sua segunda medalha de ouro, além do bronze nas Duplas Mistas com Caroline Kumahara.