Por CBTM
A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) lançou oficialmente, na tarde desta terça-feira (12), a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2011, que terá início no dia 1º de maio. O evento ocorreu no auditório do Palácio Henrique de la Rocque, e contou com a presenças de secretários de Estado, gestores municipais, representantes de escolas e de federações, além de atletas.
Em seu discurso, o secretário Joaquim Haickel assegurou que a intenção da Sedel é fazer com que o JEMs volte a ser o maior evento do Estado. De acordo com Haickel, é fundamental que a competição deste ano reúna cerca de 30 mil atletas e consiga abranger para os municípios maranhenses. Para isso, em 2011 a Sedel adotou um novo formato para os jogos escolares, que, este ano, terão quatro fases: metropolitana/municipal, regional, inter-regional e estadual.
"Temos a consciência da importância do esporte na vida dos jovens. Por isso, resolvemos mudar alguns itens no regulamento deste ano com o intuito de interiorizar os jogos. Faremos com que os jogos sejam o maior evento do Estado", disse Haickel.
Homenagens
Além das mudanças no formato de disputa da competição, o secretário Joaquim Haickel acrescentou que em 2011, o JEMs terá um hino oficial e também homenageará pessoas que muito fizeram para o desenvolvimento da prática esportiva no Maranhão. Neste ano, os troféus das categorias infantil e infanto receberão, respectivamente, os nomes dos professores Raimundo Figueiredo e Luís Pinho Rodrigues.
"Sabemos da importância dos jogos e, quando entre na Secretaria, me condicionei a esta função lembrando da época em que eu participava dos jogos como atleta representando minha escola. Para este ano, resolvemos implantar uma ação para homenagear figuras importantes do nosso esporte, dando, inclusive, troféus para aqueles que abrilhantaram a competição", concluiu o secretário.
Na edição do JEMs deste ano, a fase decisiva (estadual) das modalidades coletivas e individuais ocorrerá em dois períodos. No mês de agosto, serão realizadas as finais da categoria infantil (de 12 a 14 anos). Já nos meses de setembro e outubro, as finais da categoria infanto (de 15 a 17 anos).
"Nosso objetivo é resgatar o brilho das edições anteriores dos nossos jogos. Para isso, estamos trabalhando para termos mais público durante a competição, atraindo cada vez mais a comunidade maranhense", explicou o secretário-adjunto Alim Maluf Neto.
A Sedel aproveitou o lançamento dos Jogos Escolares Maranhense 2011 para premiar Selma da Assunção Lemos, vencedora do concurso para a escolha da logomarca deste ano. A autora da logomarca escolhida recebeu um prêmio de R$ 1.000.
Sedel homenageia os professores Raimundo Figueiredo, representado por Rosimeire Santos, e Luís Pinho Rodrigues, representado por Elizabeth Rodrigues.
Novo formato
Pelo novo formato, a primeira fase do JEMs (metropolitana e municipal), começará no dia 1º de maio. Os vencedores de cada município nesta etapa inicial classificam-se para a segunda fase: a regional. Já os vencedores da região metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) avançam para a fase final do JEMs.
Na segunda fase, as equipes classificadas nos municípios serão divididas em seis grupos regionais (Noroeste, Sul, Oeste, Leste, Centro e Nordeste). Ao final desta etapa, os seis campeões de cada grupo continuam na disputa do JEMs e seguem para a penúltima fase: a inter-regional.
Na etapa inter-regional, estas seis equipes classificadas se enfrentam, sendo que somente três se qualificam para disputar a fase estadual dos Jogos Escolares. A estas três equipes classificadas na terceira etapa, que serão obrigatoriamente do interior do Estado, juntam-se outras nove sendo sete da região metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e duas da cidade de Imperatriz. Assim, a disputa da fase final do JEMs contará com doze equipes
"O objetivo deste novo formato do JEMs é melhorar a competição. Queremos aumentar o número de municípios participantes aglutinando mais regiões e diminuindo despesas das prefeituras. Tanto que, na fase final, queremos proporcionar mais conforto aos participantes que estarão alojados na Capital", finalizou Alim Maluf Neto.
Modalidades
Esta será a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses, maior competição esportiva do Estado. Em 2011, serão disputadas 22 modalidades, sendo que sete são modalidades coletivas (basquete, beach-soccer, futebol de campo, futsal, handebol, vôlei de praia e vôlei de quadra) e quinze individuais (atletismo, badmington, capoeira, caratê, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, jiu-jítsu, jogo de damas, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa e xadrez).
A organização dos jogos estima a participação de cerca de 30 mil atletas incluindo as categorias infantil e infanto em todas as fases da competição.
Calendário por etapas:
Metropolitana e Municipal: de 1º de maio a 26 de junho (infantil e infanto)
Regional: 1º de julho a 29 de julho (infantil e infanto)
Inter-regional: de 4 a 8 de agosto (infantil) / de 24 a 28 de setembro (infanto)
Estadual: 9 a 21 de agosto (infantil) / de 29 de setembro a 10 de outubro (infanto)