Notícia

PARAJESC CLASSIFICA 112 à PARAOLIMPÍADA BRASILEIRA

Por CBTM

05/05/2011 08h27


Os 2º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) encerraram no domingo (1º) com números e desempenhos técnicos surpreendentes. Cento e doze para-atletas catarinenses garantiram índice para participar da Paraolimpíada Escolar Brasileira, que ocorrerá de 26 a 31 de agosto em São Paulo. No ano passado, o Estado foi representado por 65 para-atletas na competição nacional.

“O nível técnico dos Parajesc cresceu muito em relação à edição realizada em 2010. A estrutura oferecida por São Miguel colaborou para esta evolução. Com os Parajesc, muitos para-atletas que ficariam no anonimato estão sendo revelados”, comentou Ademar Silva, coordenador-geral dos Jogos.

Uma das revelações foi o velocista Jadiel Conceição, 17 anos, da equipe de Joinville. Com dois anos de treinamento e especialista nas provas de 300, 1,5 mil metros e 5 mil metros, ele ganhou o ouro nos 100, 300 e mil metros rasos na categoria e assegurou classificação para o nacional. Outro fator que alavancou o crescimento o crescimento dos Parajesc foi a capacitação de professores de Educação Física e desportivas do Estado. No ano passado, 45 profissionais foram habilitados. Agora, 79.

Pela manhã, eles participavam de cursos de atletismo, bocha, golbol, tênis de mesa, natação e classificação funcional e à tarde tinham noções práticas durante as provas. “Foi muito interessante o curso. O intensivo nos deu a possibilidade de ver como trabalhar com os alunos e também é importante para que possamos identificar novos para-atletas”, observou Paulo Dallavalle, integrador esportivo da SDR de Seara.

“Esses cursilistas são multiplicadores dessa capacitação. Eles são preparados para identificar e treinar novos para-atletas. A tendência é que no ano que vem os Parajesc sejam ainda maiores”, prevê Ademar Silva.

Blumenau é um dos municípios que está se organizado para ampliar a delegação. Até então sem um trabalho específico no paradesportivo, o município contratou uma técnica para atuar no segmento. São Miguel do Oeste volta a ser sede do paradesportismo catarinense de 2 a 8 de junho quando sedia a sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina.

FloripaNews

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?