Por CBTM
A UNIGRAN abre, na sexta-feira, 13, as Olimpíadas da Instituição, OLIGRAN. Ao longo de dezessete anos de evento a abertura oficial recebe toda a comunidade com apresentações culturais, do grupo Ginasloucos e com o tradicional concurso de beleza “Garoto e Garota OLIGRAN”. Os preparativos para a 17ª edição do evento começaram no mês de março e já estão em fase final.
O curso de Educação Física, promotor do evento, inova a cada ano. O coordenador Carlos Muchão Castilho afirma que as expectativas para a OLIGRAN 2011 são positivas, considerando que todos os cursos da UNIGRAN já fizeram inscrição para participar do evento. Assim, o professor diz que a abertura se torna um desafio, pois tosos os presentes esperam ver um verdadeiro espetáculo.
“Como organizadores estamos esperançosos, com a chama da responsabilidade acesa, todos com a expectativa de que seja uma festa bonita e que contemple o objetivo da OLIGRAN, que é promover a confraternização entre todos acadêmicos”, falou Carlos Muchão. O coordenador aponta que os acadêmicos da UNIGRAN Capital também participam, pela primeira vez, da abertura do evento.
A professora Zélia Parisotto disse que o tema da Abertura da XVII OLIGRAN é “Preservação Ambiental”. De acordo com a educadora, o tema deve estar presente em eventos como esse. “A preocupação com as gerações futuras, em relação à preservação do meio ambiente, é uma coisa muito atual e isso é uma maneira de sensibilizar, de despertar a atenção das pessoas da região”, apontou.
Zélia Parisotto, que é responsável pelas apresentações de dança, falou sobre os preparativos para as apresentações. “Estamos trabalhando a dois meses na organização de músicas e adereços, na pesquisa de pessoas para ajudar, pois tudo deve ser pesquisado”. A professora aponta que os acadêmicos são fundamentais nesse processo, além, é claro, dos egressos do curso, que continuam participando da OLIGRAN.
Ao todo serão realizadas sete danças, com a participação de aproximadamente 300 alunos. A acadêmica Gabriela Simone Souza, do 1º semestre de Educação Física, contou que no início dos ensaios todos os colegas estavam nervosos com a responsabilidade, mas que agora todos já estão mais soltos, na expectativa pela apresentação, no dia da abertura.
Além da abertura oficial da OLIGRAN, que acontece no dia 13, às 19 horas, no Ginásio da Instituição, os acadêmicos participam do evento ao longo de duas semanas. Em 2011 a Olimpíada da UNIGRAN realiza 200 jogos de quadra e competições além quadra, como torneios de tênis de mesa e xadrez.