Por CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa anunciou no início da semana o cancelamento da participação dos atletas da Seleção Paraolímpica nos Abertos dos Estados Unidos e Alemanha, que serviriam como testes para o Parapanamericano de Guadalajara, em novembro, no México.
A verba prometida pelo Ministério do Esporte, em 2009, para a preparação da delegação ainda não foi liberada. No final do ano passado a CBTM fez um planejamento contando com esse dinheiro e utilizou os recursos provenientes do Comitê Paralímpico Brasileiro para cobrir as despesas em viagens do grupo em eventos internacionais.
Agora, sem a quantia que deveria ter sido passada pelo Ministério do Esporte, o desempenho dos brasileiros no Parapan está comprometido. O Presidente Alaor Azevedo lamentou a falta de comprometimento e disse que os prejuízos para a modalidade são incalculáveis.
--- O dinheiro foi empenhado em dezembro do ano passado e mantivemos todo o planejamento com recursos do CPB, que agora acabaram. Estamos cancelando nossa participação no Aberto dos Estados Unidos e Alemanha, com sérios reflexos sobre os resultados em Guadalajara --- explicou Alaor.
--- Esses recursos foram prometidos em novembro de 2009! Estou extremamente decepcionado e os atletas também. É algo lamentável que vai comprometer a participação dos brasileiros --- completou o Presidente, que apesar de tudo ainda se mantem otimista para o evento.
Além de não ter dinheiro para arcar com as despesas, ainda haverá uma multa de 30% sobre o valor das inscrições por causa do cancelamento. Os brasileiros também não devem participar de dois importantes eventos que antecedem o Parapan, na Republica Tcheca e Inglaterra.
--- Realmente algo lamentável que vai comprometer todo nosso planejamento e certamente vai refletir negativamente nos resultados --- avaliou a Líder de Seleções Paraolímpicas Ana Camargo.
Em breve, direto de Roterdam, entrevistas com atletas e técnicos comentando essa decisão que poderá prejudicar o rendimento do grupo no México. Veja abaixo os resultados obtidos pelos braisleiros nos dois últimos Parapanamericanos, no Rio de Janeiro 92007) e em Isla Margarita (2009).
Isla Margarita
Ouro - 10 medalhas
Prata - 12 medalhas
Bronze - 11 medalhas
Rio de Janeiro
Ouro - 11 medalhas
Prata - 7 medalhas
Bronze - 8 medalhas