Por CBTM
Na tarde da última sexta-feira (29/04), parceiros da CBTM e os Presidentes das Federações Estaduais, que estiveram no Rio de Janeiro para a Assembléia Geral, participaram de uma palestra com José Fardim, que é, entre outras coisas, superintendente executivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
--- Não há dúvida que o voleibol é maior referência em gestão para o esporte brasileiro e exemplo seguido por outros países. Os resultados fora e dentro das quatro linhas mostram isso -- disse José Fardim, profissional que tem contribuído muito nos últimos quatorze anos para o sucesso da gestão da CBV.
Fardim é Gestor da Trevisan Escola de Negócios – unidade Rio de Janeiro, mestrando em Sistema de Gestão pela UFF (Universidade Federal Fluminense), com MBA em Marketing pela ESPMR-RJ (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e graduado em análise de sistemas e especialista em BSC (Balanced Scorecard) certificado pelo Balanced Scorecard Collaborative.
O Líder de Marketing da CBTM, Vitor Aguinaga de Moraes, falou sobre os benefícios que esse tipo de contato trouxe para a entidade.
--- Fica claro após palestras como essas que vivenciamos na CBTM que o mundo empresarial esportivo está se direcionando para o profissionalismo completo. Não existe mais espaço para meros cartolas e a para entrar na nova era do esporte brasileiro é necessário conhecimento científico -- declarou.
--- Aos que não se convencerem dessa verdade estarão cada vez mais defasados da realidade do esporte brasileiro, que ganhou muito com a Copa do Mundo e Olimpíadas, mas essas não são as metas finais e sim iniciais. O Esporte brasileiro, enfim, ganha força para se tornar referência mundial nas próximas décadas -- completou.
Fardim é professor universitário há dez anos em planejamento estratégico, gestão por processos, balanced scorecard, negociação, marketing e gestão estratégica de vendas. Foi responsável pela direção e desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa para ESPM-RJ, nas modalidades presenciais, semi-presenciais e à distância para empresas de grande porte como a VALE, Oi, Vivo, SulAmerica, Ampla, ClubMed, Leader Magazine, entre outras.
Tem vinte e três anos de experiência acumulada na direção e consultoria em estruturação e desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico, BSC, tecnologia da informação, gestão comercial, integração e gestão por processos para empresas: Petrobras, Oi, Claro, Infoglobo, Petróleo Ipiranga, Grupo Algar, Grupo Águia, BNDES, entre outros.