Notícia

PROJETO MOSTRA BENEFÍCIOS DE VIDA SAUDÁVEL

Por CBTM

18/12/2008 14h40


O que é responsabilidade ambiental e quais os benefícios de se comer verduras e frutas? Estas são apenas algumas das questões discutidas dentro do projeto "Horta na Escola", um programa de educação integrada desenvolvido na escola estadual Vigário Bartolomeu, em

          Nova Descoberta. A aula acontece em espaços abertos, dentro da própria escola, onde os alunos plantas hortaliças que serão utilizadas na própria merenda, orientadas pelo voluntário e professor aposentado Nivaldo Torres.O orientador passa aos alunos, em sua apresentação, que historicamente o brasileiro consome três vezes menos hortaliças do que os europeus, conseqüentemente, consomem menos vitaminas e sais minerais. Dentro deste contexto, o professor convence os alunos a plantarem suas próprias hortas, observando a deficiência da escola.

        - Plantamos coentro, tomate e berinjela que já foram usados na merenda da escola, como pediu a merendeira. Se o aluno for esforçado e se interessar, eu vou até a casa dele e oriento a família em como montar uma horta. A vantagem é que são alimentos totalmente orgânicos, sem químicos envolvidos", afirma o orientador.No seu material de ensino, Nivaldo apresenta as vitaminas aos alunos, suas vantagens para a saúde e em quais alimentos encontrá-las. O professor também repassa os conhecimentos técnicos, a exemplo de nunca plantar uma só cultura no solo e do preparo do plantio - descrevendo métodos, desde a escolha do local ao melhor horário. Os alunos tiveram noções sobre o preparo do adubo e quais materiais e ferramentas utilizadas na atividade.

 

         O professor Nivaldo afirmou que o projeto chama a atenção da criança para outras disciplinas, exigindo a participação de outros professores, como matemática, geografia e ciências.

         - Além disso, ele disse que a conservação do meio ambiente, o perigo dos agrotóxicos e o uso adequado da água são conhecimentos passados. "Estamos acima de tudo ensinando o que é saúde, uma vida saudável. Os professores estão se envolvendo e os alunos apreendendo mais. Para isso, utilizo uma metodologia que usava quando era professor, sou rigoroso e quero empenho", detalha o professor. A professora monitora da escola, Nadja Maria Pinto, esclareceu que o Horta na Escola faz parte de um projeto maior de atividades extra-classe, com intuito de garantir a educação integrada do aluno, ou seja, manter ele na escola num tempo além da sala de aula. "A proposta é ajudar o aluno e que ele ajude a  

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?