Por CBTM
O alemão Dimitrij Ovtcharov confirmou seu favoritismo e foi o primeiro a se classificar para a final do Torneio Individual do Aberto do Brasil, etapa do circuito mundial promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, no Maracanãzinho.
Nesse domingo, último dia de competição, Dimitrij derrotou o português Tiago Apolonia, outro que era apontado como candidato ao título, por 4 a 0. Para quem não viu o jogo o placar faz parecer que foi fácil, mas na verdade não foi bem assim.
O primeiro set realmente foi tranqüilo, com o alemão abrindo vantagem logo no início e conseguindo administrá-la, fechando em 11 a 6. O segundo foi bem mais equilibrado, com os atletas se alternando na frente até chegaram em 7 a 7.
Dimitrij se mostrou mais seguro e quando estava 10 a 8 liquidou a fatura com uma devolução do saque rápido de backhand em diagonal sem chances de defesa. Uma jogada que arrancou muitos aplausos do público presente.
O terceiro set também foi marcado pelo equilíbrio. Quando estava empatado em 9 a 9, Dimitrij acertou uma paralela impossível do português alcançar. Na sequência forçou o saque dificultando a devolução e fechou com uma cortada que espirrou na borda da raquete de Apolonia.
Com a moral em alta e cometendo poucos erros, o alemão partiu com tudo para cima. O português parou no quinto ponto e viu o alemão ir se distanciando cada vez mais até fechar o set em 11 a 5 e a partida em 4 a 0.