Por CBTM
Alguns dos principais atletas do Ranking se reunirão no Maracanãzinho, entre os dias 9 e 12 de junho, para a disputa do Aberto do Brasil, uma das mais badaladas etapas do Pro Tour, circuito mundial promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) que aconteceu no país pela última vez em 2008.
O palco escolhido não será utilizado nas Olimpíadas de 2016, mas a competição também serve como preparação. Além disso, não poderia haver lugar melhor para receber a elite da modalidade, que certamente vai protagonizar espetáculos de alto nível técnico. Um show para o público e para todos os amantes da modalidade na América Latina.
Além dos brasileiros, que por jogarem em casa e com o apoio da torcida esperam surpreender, uma das grandes forças da competição é a equipe da Alemanha, que tem o atual 15º colocado do Ranking Mundial, Dimitrij Ovtcharov (foto), o talentoso Bastian Steger, além do Campeão Europeu Juvenil de 2010, Patrick Franziska.
O trio formado pelos portugueses Tiago Apolônia, Marcos Freitas e João Monteiro também promete chamar muita atenção e merece destaque. Tiago já foi campeão do Pro Tour, na Áustria, em 2010, com uma vitória espetacular sobre o atual nº 2 do Mundo Timo Boll.
Entre os chineses naturalizados, um dos destaques é Li Hu, que ainda jogando pela China venceu a primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil, em 2003, mas não conseguiu se firmar na seleção adulta e foi para Cingapura, assim como aconteceu com Zhan Jian.
A competição feminina, segundo especialistas, deve ser um campeonato a parte entre as atletas de Cingapura. As quatro principais favoritas são as chinesas naturalizadas cingapurenses Wang Yuegu, campeão do Aberto do Brasil em 2008; Li Jiawei, Yu Mengyu e Sun Beibei.