Por CBTM
Superação. Essa é a palavra que se encaixa na história da atleta especial, Monique Aparecida Pimenta de Oliveira. Com apenas 14 anos, a adolescente é dona de 22 medalhas conquistadas com muito esforço e dedicação. A menina, que sofre de disritmia cerebral, já conquistou o título nacional no Festival Nossa Arte de dança, além de ser fera no basquete, corrida com bastão, teatro, capoeira, tênis de mesa e natação.
"Ao ver minha filha encenando no palco não me contive e chorei", disse a mãe da atleta, Cleime Pimenta.
De acordo com ela, sua filha está há quatro anos praticando esportes, e todas essas conquistas foram possíveis graças a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que viram potencial em Monique.
"Ela participa de todas as atividades extracurriculares que a instituição proporciona e recebe o incentivo da coordenação e dos professores", disse.
Segundo a professora Marizland Batista de Alencar, a Lila, mesmo chegando já grande na APAE, Monique mostrou um grande potencial.
"É com muito orgulho e satisfação que treino a Monique que possui um grande potencial e se empenha nas atividades que participa", relata.
FUTURO
Tímida, mas dona de um belo sorriso, Monique disse que gosta de praticar esportes. "Meu esporte favorito é o basquete", disse, revelando que pretende continuar esse caminho vitorioso. Ideia que recebeu todo o apoio de sua mãe e de seus professores.
"A Lila, o Roney Ferreira de Araujo, e a professora de dança Fernanda, sempre me disseram que a Monique se sobressai entre os alunos e que se trabalhada de maneira correta, tem um grande potencial, realmente acredito que o esporte pode ser o seu futuro", completou a mãe da garota.
Entre as competições que Monique já participou, estão as paraolimpíadas escolares onde disputou na modalidade de atletismo e competições internas da APAE em que já conquistou o 3º lugar no atletismo - 200 metros, 2º lugar no atletismo - 100 metros, 1º lugar na atletismo - 25 metros, 2º lugar no atletismo - 50 metros e o 3º lugar no tênis mesa.
Seu próximo desafio será a classificatória para as olimpíadas estaduais da APAE.