Por CBTM
O primeiro dia do programa de visita dos integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a Belém, uma das 36 cidades concorrentes às duas sedes dos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs), começou ontem pela manhã, no Palácio dos Despachos, sede do governo do Estado.
Na oportunidade, foi feita a apresentação do projeto dos Jogos, que serão disputados em novembro de 2013 e reunirão cerca de quatro mil estudantes e professores de Educação Física de todo o país.
A visita se estenderá até amanhã, quando os representantes do Comitê irão inspecionar os locais disponibilizados pelo governo estadual para o evento.
Além dos equipamentos esportivos (parque aquático da Escola de Educação Física e estádio Mangueirão, entre outros), os técnicos do COB deverão conhecer a rede hoteleira de Belém. A apresentação do projeto foi feita por Edgar Hübner, um dos integrantes do COB. Os demais membros da comissão em visita à capital paraense são Cristino Del Rey, Jésser Oliveira e André Matos.
O ex-atleta olímpico e atual admistrador esportivo, Agberto Guimarães, paraense de Tucuruí, acompanha a comissão como convidado. Em sua exposição, Hübner falou sobre a grandiosidade do evento, que, segundo ele, só de alunos reunirá cerca de dois mil atletas, representantes de 40 mil escolas de 3.900 cidades do país.
Os Jebs de 2013 terão, em princípio, a disputa de 13 modalidades, que poderão ser ampliadas para 14 ou 15 esportes, o que aumentaria o tempo de duração da competição. Entre as modalidades estão a natação, o tênis de mesa, o judô, o xadrez e o atletismo. A rede hoteleira, conforme salientou Hübner, é uma das grandes beneficiadas com a realização dos Jebs.
"Na edição passada do evento, foram 24 mil diárias e cerca de 50 mil refeições", destacou. O evento, além das disputas esportivas, conta ainda com ações ambientais e educação antidoping.