Por CBTM
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou nessa sexta-feira o novo Ranking Mundial e o brasileiro Hugo Calderano aparece em sexto lugar na lista para atletas até 15 anos, a melhor posição ocupada desde que começou a se destacar no cenário internacional.
As recentes conquistas de Hugo Calderano em competições na Europa o levaram a subir dez colocações e agora apenas três chineses e dois japoneses o separam do topo. O principal rival de Hugo nas Américas, o argentino Fermin Tenti, ocupa a 42ª posição e o brasileiro melhor colocado depois dele é Hiago Afonso, em 57º.
Hugo passou as duas últimas semanas com a Seleção Brasileira em Lima, no Peru, onde participou do Campeonato Latinoamericano e do Circuito Mundial, e recebeu a notícia com a mesma tranquilidade de sempre, dando a impressão de que está muito mais preocupado em jogar e fazer o que gosta.
--- Sem sombra de dúvidas Hugo é um dos jovens mais talentosos dessa nova geração do Tênis de Mesa brasileiro e merece ocupar essa posição --- afirmou o técnico Fábio Almeida, que esteve com Hugo no Sulamericano realizado no final de abril, na Colômbia, e agora no Latino disputado no Peru.
Hugo começou a jogar Tênis de Mesa no Fluminense, mas ainda na categoria Mirim começou a se destacar e, segundo seus ex-companheiros de clube, já vencia adultos. Sem adversários a altura, teve que se transferir para o Circolo Italiano e morar em São Caetano do Sul, onde treina atualmente com os melhores atletas do país como Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto.