Notícia

GOVERNADOR ABRE 1ª PARAOLIMPÍADA E DIZ QUE EVENTO É UM SONHO

Por CBTM

31/05/2011 11h21


Mais rápido, mais alto e mais forte. O lema olímpico instituído pelo Barão de Coubertin agora é a frase que rege os mais de 800 atletas inscritos na 1ª Paraolimpíada do Estado do Piauí, aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (30), no ginásio do Sesc Ilhotas em Teresina.

O evento pioneiro em terras piauienses contou com a presença do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e é considerado exemplo para o país. O governador Wilson Martins declarou, perante um ginásio lotado, que o evento é um grande marco para o Estado.

"A Paraolimpíada é um sonho. É a inclusão social através do esporte e, mais do que uma competição, servirá para revelar talentos do esporte piauiense que depois irão participar de olimpíadas regionais e nacional", declarou.

O governador garantiu ainda que esta será a primeira de muitas paraolimpíadas que serão realizadas. Um dos atletas que estará na competição é Marciel Borges, 24 anos, morador do Conjunto Dirceu II, na zona Sudeste da capital. Ele lutará por medalha não em apenas uma modalidade mas em duas: badminton e basquete em cadeira de rodas.

"Aprendi a jogar basquete há um ano. Esta vai ser minha primeira competição oficial e estou muito entusiasmado. O esporte transformou a minha vida. Antes eu ficava só em casa, hoje eu melhorei minha timidez e ganhei mais qualidade de vida", declarou.

O espírito de superação e força de vontade dos atletas estava refletido na pira olímpica que foi acesa pelo atleta do basquete de cadeira de rodas, José Filho. O juramento foi feito pelo atleta Vagner Vasconcelos, que foi convocado pela seleção brasileira da mesma modalidade. A cerimônia de abertura contou ainda com apresentações de capoeira e dança artística esportiva, duas modalidades-exibição nos jogos, ao lado do judô. As demais modalidades são:

Futsal/Futebol/Futebol de Sino, Natação, Atletismo/Atletismo em Cadeira de Rodas, Badminton, Basquete/Basquete em Cadeira de Rodas, Vôlei de Quadra/Vôlei de Areia, Handebol, Tênis de Mesa, Tiro Esportivo e Paracanoagem. As competições destes esportes começam na terça-feira (31) e vão até o próximo dia 8 de junho.

A premiação acontece no dia 9, que Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. Participam também da cerimônia de abertura o presidente do conselho fiscal do CPB, José Afonso da Costa; os secretários de Inclusão para a Pessoa com Deficiência, Helder jacobina, e Educação, e de Educação, Átila Lira; o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), José Gomes e a deputada estadual Rejane Dias, entre outras autoridades.

Em dia News

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?