Notícia

PETRÓPOLIS QUER SER TORNAR TAMBÉM UM IMPÉRIO ESPORTIVO

Por CBTM

04/07/2011 09h21


Reconhecidamente berço de grandes atletas, Petrópolis já perdeu outros muitos desportistas pela falta de incentivos e estrutura para que os profissionais trabalhem. Por isso, especialistas são unânimes ao dizer que a instalação de centros de treinamento para a Copa e as Olimpíadas na cidade deixará um importante legado para os atletas. Os espaços contribuiriam para que eles não abandonassem a região em busca de melhores condições de treinamento.

--- Petrópolis sempre formou grandes atletas, mas muitos deles deixaram a cidade por causa da falta de infraestrutura para atender suas necessidades. Agora, construindo estes espaços físicos, vamos poder enraizar estes atletas aqui. Nossa meta é atrair, inclusive, desportistas de fora --- destacou o secretário de Esportes, Carlos Alberto Lancetta.

 

Atualmente, Petrópolis possui apenas duas equipes de alto rendimento e que atraem atletas de fora para treinamento. Os casos são do Petrópolis Esporte Clube (PEC), time de futsal, e a equipe de atletismo Pé de Vento. Estas são as únicas equipes de Petrópolis que disputam torneios nacionais.

 

--- Nós temos que mudar isso. Hoje nós só podemos citar estas equipes porque são as únicas que oferecem condições de treinamento para os seus atletas.

 

--- Acredito que se oferecermos mais locais para treinamento, vamos atrair mais equipes e atletas de todo o Brasil --- enfatizou Lancetta.Além das equipes, a Cidade Imperial também tem atletas que, mesmo com falta de apoio, levam o nome da cidade para todo o Brasil.

 

É o caso do atleta de Downhill Diego Neuwmann, o Knob, e da equipe ADM de tênis de mesa, entre outros.A cidade está caminhando para executar os projetos planejados. O primeiro passo foi Petrópolis ter sido pré-selecionada para a Copa e as Olimpíadas. Outro passo foi dado ontem, quando foi inaugurado o Centro de Treinamento de

Levantamento de Peso, no Petropolitano.

 

--- Eu tenho certeza que com o espaço adequado e com os equipamentos de ponta muitos atletas de levantamento de peso vão querer vir treinar aqui em Petrópolis --- comentou Lancetta.

Entre os atletas de destaque que deixaram Petrópolis temos os gêmeos do Manchester United, Rafael e Fábio, que saíramd a cidade com 13 anos, Kevin Kurany, que começou na cidade e depois jogou na seleção alemã de futebol, e Frank Caldeira, medalha de ouro no Pan-Americano e vencedor da São Silvestre, na época atleta da Pé de Vento.

 

CMEL possui estudo voltado para o alto rendimento

O Conselho Municipal de Esporte e Lazer está fazendo um estudo sobre o esporte em Petrópolis. A pesquisa visa apontar os erros e diagnosticar como a cidade pode evoluir, principalmente, na área do alto rendimento esportivo. Atualmente, Petrópolis possui praticantes de Tênis de Mesa, futebol (campo, salão e society), judô, natação, ginástica artística, atletismo, basquetebol, voleibol, capoeira, esportes na natureza e, em ascensão, o hipismo e tênis de campo.

 

Também possui praticantes de outros esportes em menor proporção. É o caso do ciclismo, triatlhon, skate, voo livre, futebol de mesa, hockey sobre patins, taekwondo, jiu-jitsu, caratê, golfe, malha, bocha, korfebol, dama, boxe, le parkour e mountain bike. Porém, a maior parte pratica esportes sem apoio, através de meios próprios.

 

--- Petrópolis tem um número expressivo de pessoas que se dedicam ao esporte e praticam uma modalidade esportiva. É necessário fomentar pesquisas na área, investir financeiramente nos atletas petropolitanos, ampliar as instalações esportivas e criar novas oportunidades esportivas para a população --- enfatizou a consultora do núcleo de projetos do CMEL, Márcia Ladvocat.

 

O resultado concluído pelo estudo mostra que o principal problema do esporte na cidade é que existem atletas de alto rendimento, mas treinam sem as condições adequadas.

 

--- A falta de centros de treinamento para as diversas modalidades com materiais e equipamentos oficiais e em quantidade suficiente. Ausência de uma política de incentivo para o desenvolvimento de novas tecnologias para o esporte de rendimento --- destaca o estudo. 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?