Por CBTM
Depois de assistir seu compatriota ser eliminado, o português Marcos Freitas venceu o atleta de Singapura Zhan Jian, por 4 a 2, e garantiu sua vaga na final do Torneio Individual do Aberto do Brasil, etapa do circuito mundial promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, no Maracanãzinho, contra o alemão Dimitrij Ovtcharov.
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio, disputado ponto a ponto. Os atletas se alternaram na frente e chegaram empatados em 9 a 9, quando o português errou uma devolução e jogou para fora. Depois, falhou novamente e não conseguiu sequer acertar a bola, facilitando a vida do adversário.
Apesar da derrota e dos erros cometidos, o português não se abateu e começou uma reação que o levou à vitória. Nos dois sets seguintes soube explorar os pontos fracos do atleta de Singapura e fechou em 11 a 6, sempre vibrando muito e mostrando disposição para brigar pelo título.
No quarto set, Marcos Freitas abriu 7 a 2. A essa altura já parecia bem mais seguro e acertando jogadas que não havia conseguido no início da partida. Impondo seu ritmo, fechou em um surpreendente 11 a 3.
No quinto set, quando estava 7 a 5, houve uma troca de bolas daquelas que o público gosta de ver. O português rebateu umas cinco cortadas seguidas até o atleta de Singapura jogar para fora. O set se estendeu e foi empatado até 11 a 11. Marcos tentou forçar o erro do adversário levantando a bola, mas a tática não deu certo e o 13 a 11 acabou sendo justo.
Apesar da derrota, Marcos Freitas continuou pressionando e jogando em cima dos erros do Singapuriano. Fez 11 a 7 e garantiu sua vaga na final.