Por CBTM
Paulista, nascido em São Bernardo do Campo, o mesatenista Hugo Hoyama, hoje com 42 anos, é a maior expressão do esporte no país. Recordista brasileiro de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos - nove, no total - Hugo está em plena atividade.
Na última sexta-feira (8), ele acabou sendo eliminado nas oitavas de final do Aberto do Japão. O atleta também se prepara para atuar em seu sétimo Pan (consecutivo). Após esta disputa no Japão, ele excursiona por oito países antes de aportar em Guadalajara, no México, para tentar aumentar o seu recorde.
Apesar do sucesso no país e nas competições continentais, Hugo nunca chegou a um pódio olímpico. O seu melhor desempenho foi em Atlanta, em 1996, quando terminou na nona colocação. Na ausência do grande ídolo nacional nesta etapa do Norte/Nordeste da Copa do Brasil, as atenções devem se voltar para Cazuo Matsumoto, atleta da equipe do Circolo Italiano, de São Caetano do Sul-SP, e membro da equipe brasileira de Tênis de Mesa.
Outros dois atletas, que já figuraram no grupo do Brasil, também estarão em ação no Santos Dumont. Bruno Ventura dos Anjos e Lidney Mazzeo Castro, que defenderão a equipe paulista da ADC Estrela/Santos FC/Fudes.