Por CBTM
O vice-secretário de Estado dos EUA, John Negroponte, iniciou hoje sua visita à China assistindo a um jogo de tênis de mesa, como o promovido, há mais de 30 anos, entre equipes dos dois países para preparar os laços diplomáticos entre Pequim e Washington.
Condoleezza Rice assistiu à partida amistosa com grande atenção, segundo as imagens transmitidas pela Televisão Central da China.
Negroponte assistiu ao jogo com seu colega chinês, o vice-ministro de Relações Exteriores Wang Guangya, com o qual tinha se reunido anteriormente, e com o embaixador americano em Pequim, Clark T. Randt.
A chamada diplomacia do ping-pong, iniciada há 37 anos, formou as bases para a viagem do então presidente Richard Nixon à China, em 1972.
A chegada dos mesatenistas americanos à então fechada China de Mao Tsé-tung surpreendeu o mundo,
Quase sete anos depois, em 1º de janeiro de 1979 - mais de dois anos após a morte de Mão -, China e EUA estabeleceram vínculos diplomáticos.
Durante o encontro com Wang, o vice-secretário de Estado expressou seu desejo de que as relações entre Washington e Pequim, antagonistas políticos e parceiros econômicos, mantenham no futuro um desenvolvimento fluído.
Pela tarde (segundo o horário de Pequim), Negroponte encontrou-se com o chanceler Yang Jiechi, com quem estava previsto que se reunisse Condoleezza Rice, secretária de Estado americana, antes de cancelar sua visita devido aos ataques em Gaza.
Trata-se da segunda vez em que a secretária de Estado cancela uma visita à China, já que não assistiu ao encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim em agosto, como estava previsto.
--- O Governo chinês expressou sua compreensão --- ponderou o Ministério de Relações Exteriores, Qin Gang, em referência a Gaza.
--- As relações entre China e EUA avançaram em geral, apesar de haver idas e vindas--- assinalou Yang durante o encontro com Negroponte, que finalizará amanhã, quinta-feira, sua visita à China.