Por CBTM
A Seletiva que começou na manhã desse sábado, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, no Clube Tietê, em São Paulo, já definiu o primeiro atleta que representará país no Parapanamericano de Guadalajara, no México, em novembro.
Chiang Ya Ming nasceu na China Taipei e se naturalizou brasileiro em 2003 para defender a Seleção. Nesse sábado, passou por Usias Alves, da ADFEGO-GO, e como Renato Saletti Santos não apareceu, Chiang garantiu a vaga vencendo apenas uma partida.
Com isso, o Jundiaí Clube já tem três atletas confirmados no Parapan do México. Os outros dois são Welder Knaf, na Classe 3, o único brasileiro a conquistar uma medalha em Paraolimpíadas, a prata no Torneio de Equipes em Pequim com o saudoso Luis Algacir, e Carlo Di Franco Michel, o Carluxo, na Classe 6.
--- Estou muito satisfeito com esse resultado. Venho treinando há meses para isso e consegui atingir meu objetivo --- afirmou Chiang, que já participou do Parapan da Venezuela, em 1990, mas depois passou sete anos sem jogar. O tempo que ficou parado, no entanto, não o fez perder a habilidade com as mãos, nem o amor pelo esporte.
Chiang é um dos mais fortes rivais que Claudiomiro Segatto, o "Rei das Américas", na Classe 5, que não participou da Seletiva porque já tinha sido pré-selecionado por índice técnico, no Brasil. No ano passado, Chiang foi campeão da Copa Brasil Salvador e esse ano repetiu o feito em Brasília, ficando com a prata no Guarujá ao perder a final para Claudiomiro.