Por CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa iniciou em 2011 um projeto que visa descobrir futuros campeões pelo país e a próxima etapa começará nessa sexta-feira e vai até o dia desse mês, no Centro de Treinamento Nacional da CBTM, no Clube Tietê, em São Paulo, com a participação de 52 jovens de oito estados.
A idéia de criar um sistema de Detecção de Talentos surgiu depois que Rio de Janeiro foi confirmado como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Quem seleciona as crianças é o Coordenador Técnico Nelson Machado, que trabalha em parceria com o francês Michel Gadal, responsável pela formação do ex-campeão mundial e medalhista olímpico Jean Gatien.
--- É um processo novo que está sendo implantado no Brasil e que precisa ser feito com muita calma, paciência, com apoio das federações estaduais, dos clubes, dos treinadores, dos pais dos atletas, ou seja, de todos aqueles que realmente querem ver o Tênis de Mesa de nosso país em um lugar de destaque no cenário internacional --- afirmou Nelson Machado.
Para facilitar o trabalho e não deixar ninguém de fora, técnicos de todas as regiões do país trabalham como colaboradores e realizam peneiras em seus estados para depois indicarem as crianças que estão aptas a tentar uma vaga na Detecção Nacional. Os escolhidos, que serão anunciados em breve, receberão o apoio necessário para se desenvolverem no esporte.
--- Estamos estudando a melhor maneira de oferecermos todas as condições para o atleta se desenvolver e se tornar um campeão na modalidade. Isso será conversado primeiro com nosso consultor técnico internacional, com o Presidente Alaor Azevedo e com nosso coordenador de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda, pois todas estas áreas deverão estar interligadas --- explicou Nelson.
As atividades no Centro de Treinamento da CBTM serão realizadas das 8h às 17 horas, a partir da próxima sexta-feira.
Detecção de Talentos Olímpicos do Tênis de Mesa fase regional, no Paraná, realizado entre os dias 30 de abril e 01 de maio.