Por CBTM
O mesatenista Hugo Hoyama, 42 anos, é o maior nome do Tênis de Mesa no Brasil. Nascido em São Bernardo, em 1969, ele está atua pela cidade nos Jogos Regionais, disputados neste ano em Santo André. Veterano na competição - participa dos Regionais há 25 anos - além de atuar pelo município do Grande ABC, Hoyama representou Santos e Suzano em outras edições.
Nesta edição, além da função como jogador, São Bernardo conta também com o trabalho do técnico Hugo Hoyama. Isso mesmo. O atleta começou a acumular as duas funções neste ano.
"Eles (demais jogadores) até ficam pressionados, mas tento passar que estou sempre ajudando", afirma, lembrando que tem o respeito da equipe. E garante: gosta de disciplina. "Quando merecem, dou bronca."
O atleta-técnico destaca, no time de São Bernardo, a chinesa Gui Lin, que vive no País há seis anos e irá se naturalizar brasileira para disputar o Pan de Guadalajara, no México, que será disputado em outubro. "Uma das melhores no Brasil", elogia. "Mas a equipe é boa no geral."
Hoyama também exalta a estrutura que a cidade oferece. "A Prefeitura sempre ajudou muito", ressalta. "O salão de treinamento é um dos melhores do Brasil."
Entre as cinco equipes que buscam a vitória nos Regionais, ele coloca São Bernardo, Santo André, São Caetano como favoritas, até por isso acredita que o triunfo de ontem sobre o Santo André por 3 a 0 foi essencial.
"Uma vitória assim coloca pressão nos adversários. Foi um início muito importante", finaliza.