Por CBTM
Os Jogos Escolares Piauienses vêm com mais força de mobilização, tanto no incremento de novas modalidades esportivas como no número de atletas por delegação. O evento acontecerá no Verdão, na Uespi, no Círculo Militar, e vai reunir atletas de todo o Estado com foco nas Olimpíadas de 2016.
A abertura oficial dos JEPs aconteceu nesta terça-feira (09), às 16 horas, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. Os jogos são realizados em parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura com a Fundação de Desportos do Piauí.
Todo esse esforço e investimento parte de uma visão futurista do governador Wilson Martins em parceria com o secretário de Educação, Átila Lira, de integrar os jogos a outros eventos esportivos. “Estamos incentivando nos nossos alunos a vontade pela prática do esporte, e é claro que com isso vamos descobrir novos talentos”, afirma.
Disputado em etapas, a primeira e a segunda ocorreram, respectivamente, nos municípios piauienses e nas sedes das GREs. A terceira fase aconteceu no período de 22 a 25 de junho de 2011, em Teresina, com alunos da rede pública, e agora se inicia a quarta etapa envolvendo alunos da rede particular e pública (municipal e estadual).Os jogos envolvem diversas modalidades, como atletismo, vôlei, futsal, handebol, natação, xadrez, tênis de mesa e basquete.
--- As delegações esportivas da rede pública aumentaram nesta edição --- informa Manoel Otoni Batista, coordenador estadual dos Jogos.
--- O investimento da Secretaria da Educação (Seduc) na realização nos jogos também aumentou; quase R$ 500 mil foram investidos --- declara.
Projetos como os JEPs fazem parte das prioridades da Secretaria da Educação do Piauí, que busca parcerias públicas e privadas para incrementar as políticas públicas desenvolvidas, não só livrando o adolescente da droga e marginalidade, mas investindo no seu desenvolvimento como um todo para que possa ter um futuro promissor.