Por CBTM
Historia
Idealizado em 1951 pelo Sr. Haruo Mitida (In memorian), o Intercolonial é considerado o maior evento da América Latina na modalidade.
Após ser realizado durante todos estes anos ininterruptamente, o mais antigo Campeonato de tênis de mesa do pais, que sobreviveu décadas mantendo as tradições da colônia japonesa, quebra o recorde de numero de participantes em 2009, com 867 participantes oriundos das seletivas regionais, envolvendo mais de 1.200 atletas.
Desde 1972 como atleta e 1984 como Diretor Técnico, posso falar com propriedade que esta e a melhor fase da competição, quando a cada ano temos evoluído o sistema de organização.
Para quem recebia na década de 80 as inscrições nominais (cerca de 500 participantes) sem padronização, as vezes ate em folhas coloridas, tipo papel de pão, não datilografadas, sem separação das categorias ou faltando a data de nascimento e com nomes incompletos, podemos observar a evolução tanto tecnológica como operacional da organização.
Diferencial
Este e o único torneio no Brasil onde as inscrições são encerradas há 3 meses do inicio da competição, o sorteio realizado antecipadamente com a presença dos representantes das regiões, e o grande diferencial esta na confecção do livreto programa, contendo todas as tabelas de jogos individuais, duplas e equipes das 24 categorias.
Devido ao excesso de categorias e atletas, as inscrições agora são informatizadas através de um programa desenvolvido especialmente para o evento e o sorteio também, quando os dirigentes via “datashow”, acompanham a confecção dos memos.
Graças ao apoio das Federações locais e da Confederação Brasileira o Campeonato se tornou oficial, constando no calendário anual e reconhecido pelos órgãos responsáveis pelo esporte no pais.
Atletas Olimpicos
Mais de 20.000 atletas já participaram do Intercolonial Brasileiro e nestas seis decadas, quando inúmeros campeões nacionais, sul-americanos, latino-americanos foram formados e vários participaram em Olimpíadas pela seleção brasileira.
Ao mesmo tempo que ele e competitivo, também tem a função de confraternizar, tanto que muitos atletas participam apenas desta competição durante todo o ano, enquanto que outros se preparam durante a temporada com afinco, para entrar na galeria de campeões, mural constando o nome de todos os campeões desde 1951.
Políticos e Executivos
Inúmeros atletas que se tornaram grandes profissionais, comentam que o Intercolonial fizeram parte da formação de suas carreiras e poderão ser encontrados ainda participando na cidade de São Bernardo. Atualmente são: Desembargadores, Juizes, Prefeitos, Veradores, Deputados, Diretores, Presidentes, Médicos, Advogados, Engenheiros, Dentistas, Empresários, Auditores Fiscais, etc.
Encontro de Gerações
O Intercolonial se orgulha de ser um dos poucos a ter o registro completo dos campeões de toda a historia, como e o caso da família Morita; Sr.Masaru que participou de quase todas as 58 edicoes, viu as filhas serem campeas e agora as netas, reunindo três gerações que vão jogar em São Bernardo 2009, nas categorias Pré-Mirim (netas), pré-lady e lady (filhas), hiper-lady (esposa) e o próprio no Super–Super Veterano.
Alguns membros da Comissão Organizadora desde sua criação:
Sergio Ueda, Massaru Morita, Minako Takahashi, Marcos Yamada, Kyozo Abe, Aide Kudo, Sueli Morita, Fabio Takahashi, Alessandro Shirahigue, Gilberto Murakami, Gilberto Kosaka, Issui Takahashi, Itiro Takahashi, Joel Akio Kawashita, Saburo Takahashi, Tetsuro Kubo, Toshinori Shibuya, Fernando Miyamoto, Minoru Kano, Shigueru Kawai, Shiguetoshi Takahashi, Luiz Ishibiya, Armando Kitazawa, Toshita Otani, Mamoru Saji, Issao Nishikawa, Fabio Takahashi, Shunji Unui, Nakao Kawabata, Massakatsu Matsuguma, Katsutoyo Ito, Issao Nishi, Fabio Takahashi, Hideo Nakano, Tsutomu Fujita, Fujiro Kumai, Tsukassa Kuwano, Nobuyuki Oniki, Tomohica Ogassawara, Haruo Mitida e muitos outros.
59º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCOLONIAL DE TENIS DE MESA
Local: São Bernardo do Campo no Pavilhão Vera Cruz - Av. Lucas Nogueira Garcez 756
Data: 23 a 25 de Janeiro de 2009
Programação
Dia 23 de janeiro de 2009 - Sexta-feira
8:30AM - Provas por equipes das categorias Pre-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil.
16:00h - Prova de Duplas masculina, mista e feminina.
19:00h - Provas individuais da categoria Juventude e Adulto Masculino.
Dia 24 de janeiro de 2009 - Sábado
8:00AM - Desfile de Abertura das delegações.
9:30h - Provas de equipes das categorias maiores.
13:00 h - Provas individuais das categorias menores
16:00h - Congresso Técnico
20:00h - Jantar de Confraternização
Dia 25 de janeiro de 2009 - Domingo
8:00AM - Provas Individuais das Categorias Maiores.
8:00h - Numa mesa na seqüência, finais da categoria Pré Mirim, depois Mirim, etc.
8:00h - Torneio de Consolação das categorias Pré Mirim e Mirim.
9:30 - Final da Categoria Adulto Masculino e inicio da Especial.
15:00h - Final do evento.
Este evento tem o patrocínio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e da Butterfly, com apoio da Federação Paulista de Tênis de Mesa, da Prefeitura de São Bernardo do Campo e do clube ACRE Pauliceia.
Comissão Organizadora