Por CBTM
A afirmação partiu do responsável pela equipe que visitou os ginásios da capital potiguar desde a terça-feira (2), Jessé de Oliveira, assessor técnico do núcleo de iniciação e fomento do COB. Durante a premiação dos vencedores das Olimpíadas Escolares do Rio Grande do Norte, que ocorreu na noite da quarta-feira (3), no hotel Maine, os membros do COB disseram que o esporte no estado "está aquecido".
Os vencedores das disputas em 13 modalidades nas categorias de 12 a 14 anos, e 15 a 17 anos, foram recebidos na solenidade pelo secretário estadual de Esportes, Joacy Bastos, e pelos membros do COB. Ao todo, 200 atletas, professores diretores, representantes das federações esportivas e do Conselho Estadual de Esporte participaram da premiação aos atletas que vão representar o Rio Grande do Norte nas etapas nacionais das Olimpíadas Escolares.
--- Esses jogos marcaram o início da reconstrução do esporte escolar no Rio Grande do Norte --- comemorou Joacy Bastos.
Com disputas entre os dias 22 e 31 de julho, as Olimpíadas Escolares do Rio Grande do Norte envolveram 144 escolas nas competições, com 26 instituições do interior do estado. O trabalho dos membros do Comitê Central Organizador (CCO) das Olimpíadas foi elogiado tanto por Joacy Bastos quanto pelos membros do COB, demonstrando estusiasmo com a possível realização dos jogos nacionais de 2013 em Natal.
--- Temos que agradecer toda a dedicação dos membros do CCO, das federações esportivas e das escolas, que deram a demonstração de que o estado tem vocação para grandes eventos esportivos --- disse o titular da Seel.
Depois de percorrer a maior parte dos ginásios de Natal e a rede hoteleira da cidade, os membros do COB já têm subsídios para finalizar o relatório sobre as condições da capital potiguar para sediar os jogos. Apesar de não ser autorizado a informar previamente as impressões ou os dados colhidos em Natal, Jessé de Oliveira disse que algo que também contará a favor de Natal é o interesse que atletas, escolas, federações e poder público demonstram em conseguir trazer a competição.
--- O ambiente do esporte no Rio Grande do Norte está aquecido e esse fato, sem dúvida, é importante na análise de avaliação do COB --- sintetizou Jessé de Oliveira.
A etapa nacional da categoria entre 12 e 14 anos ocorrerá em setembro, em João Pessoa. Já a disputa na categoria de 15 a 17 anos será em dezembro, mas o local será definido nos próximos dias pelo COB. Ocorrerão competições de Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei e Xadrez.