Por CBTM
Entre os presentes no ginásio do CEFAN estava uma turma de jovens que fazem parte de um projeto muito especial, o Projeto 2º Tempo/Forças no Esporte. Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Defesa, Ministério do Esporte e o Ministério do Desenvolvimento Social de Combate a Fome.
O objetivo do trabalho é garantir que os jovens que sofrem com a vulnerabilidade social e econômica possam seguir um caminho diferente. As crianças e jovens que participam do projeto são geralmente escolhidos nas regiões ao redor de centros militares do Rio de Janeiro.
Para garantir que os participantes escolhidos se enquadrem nos critérios do Projeto, a parceria com a Arquidiocese do Rio é fundamental. Pois são eles os responsáveis por pelas pesquisas nas comunidades cariocas. O CEFAN é um dos pontos onde o trabalho é realizado, o 1º Tenente Carlos Eduardo é um dos responsáveis pelos jovens daquela região.
Segundo Carlos Eduardo, cerca de 200 crianças de 10 a 17 anos participam do Projeto 2º Tempo /Forças no Esporte na sede do CEFAN em dois turnos, manhã e tarde.
--- O CEFAN oferece as crianças café da manhã, almoço, jantar, além de trabalhos psicológicos. Lá também é ensinada um pouco da prática e dos costumes militares como Ordem Unida e Hinos e Canções, muitas vezes sendo primeiro passo na formação de um futuro militar ---