Por CBTM
Em uma final emocionante e surpreendente, Danilo Toma superou Gustavo Tsuboi nessa sexta-feira, por 3 a 2, e conquistou o título do Rating A da Copa Brasil Sul-Sudeste III, que acontece no Ginásio Magic Paula, em Praia Grande, Região Metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo.
Foi a primeira derrota de Gustavo Tsuboi em eventos oficiais no país esse ano. O atual nº 1 do Brasil pelo Ranking da ITTF não foi capaz de conter a explosão da juventude de Danilo Toma, que jogou com muita vibração e provou na mesa que também está entre os melhore e que pode ir muito mais longe ainda.
Danilo começou arrasador, acertando praticamente todos os golpes com muita força no ataque, o que levou Gustavo Tsuboi para longe da mesa. Em pouco tempo o atleta do ADC Estrela/Santos abriu 9 a 2 de vantagem. Quando Tsuboi tentou esboçar uma reação já era tarde demais e o set terminou 11 a 3.
No segundo a história se repetiu no início, com Danilo atacando o tempo todo e vibrando muito a cada ponto. Chegou a abrir 5 a 1, mas do Tsuboi não se entregou e conseguiu encostar em 5 a 4. Os atletas chegaram aos sete pontos empatados. Quando estava 10 a 8, Danilo fez seu serviço e empatou, mas Gustavo também fez a sua parte e fechou em 12 a 10..
A história não mudou no terceiro set e Danilo abriu 6 a 2. A essa altura todos imaginavam que seria uma vitória fácil, mas Gustavo Tsuboi começou uma reação e encostou. Mesmo assim Danilo fechou em 11 a 9. O troco veio logo em seguida, com Tsuboi vencendo o quarto set por 11 a 8 colocando mais emoção ainda na partida.
No último set os atletas foram se alternando na frente, com Danilo sempre tomando a iniciativa do jogo e atacando com eficiência. Quando vencia por 9 na 7 Gustavo Tsuboi errou uma cortada e não conseguiu devolver. Depois, devolveu uma bola forçada para fora e Danilo partiu para comemorar o título com a torcida.