Por CBTM
Mania todo mundo tem, mas quando o assunto envolve competição alguns atletas fazem de tudo para repetir boas performances e apostam até em algumas superstições visando um resultado satisfatório.
E isso não é nada diferente para os atletas que buscam as cobiçadas medalhas de ouro na competição de Ranking da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste III, que começou nessa quinta-feira no pavilhão de eventos do Studio 5 Festival, em Manaus.
No Tênis de Mesa, além dos gritos de comemoração a cada ponto, um lance curioso também chama atenção. Após o término de cada jogada, muitos atletas passam a mão na mesa próximo da rede (foto).
Todos dizem que fazem isso para secar o suor da mão para não correr o risco da raquete escorregar durante a partida, mas a repetição do movimento parece muito mais mania e superstição do que qualquer outra coisa.
Essa situação se repete em praticamente todas as modalidades. A canadense Maëlle Ricker gosta de esfregar neve no seu pescoço enquanto se dirige ao local de onde partem os competidores do snowboard cross.
O patinador russo Evgeni Plushenko proibiu seus pais de assistirem suas competições nos ginásios e a também patinadora Allison Bave afirmou que gosta de usar "calcinhas brancas fofas" em suas corridas.
A jogadora de hóquei Meghan Agosta tem uma regra na hora de vestir seu equipamento: sempre primeiro o lado esquerdo, depois o direito. Já a americana Noelle Pikus Pace, competidora do skeleton, carrega uma foto de sua filha de dois anos dentro de seu capacete, enquanto Liz Stephen, do cross country, usa a mesma luva em todas as competições.
O experiente Israel Barreto, uma das atrações da Copa Rei Íbero-Americano, derrubou o mito e revelou outras manias que os praticantes de Tênis de Mesa possuem.
--- Além dessa de sacar a mão, muita gente bate o pé na hora de sacar, outros ficam levantando a meia o tempo todo e alguns ficam passando o pé no piso o tempo todo. A prova de que não passa de uma mania é que quando jogam em pisos que não escorregam não deixam de repetir o gesto --- afirmou Israel.