Notícia

SECRETÁRIO QUER ALTO RENDIMENTO EM CURITIBA

Por CBTM

15/01/2009 14h37


Sem auxilio da iniciativa privada, Curitiba começa 2009 sem perspectivas de ter equipes no esporte olímpico de alto rendimento na cidade.

Com orçamento estimado de R$ 13 a 15 milhões/ano, a Secretaria de Esporte Lazer (Smel) se diz incapaz de manter o núcleo esportivo profissional, como basquete e vôlei, por exemplo.

No campo aberto atrás do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico (Regional Matriz)

--- Uma estrutura de uma equipe de alto rendimento gira em torno de R$ 500 mil por mês. Não temos como tocar um projeto deste somente com a verba da secretaria --- garante o novo secretário de esporte e lazer da Prefeitura de Curitiba, Rudimar Fedrigo (FOTO).

Recém empossado no cargo (1º de janeiro de 2009), ele explica que a nova gestão dará prioridade ao esporte de base, no entanto, o projeto de montar uma equipe de ponta em esporte de competição não está descartado.

--- Queremos fomentar todas as práticas esportivas na cidade, não podemos ficar com a cultura só do futebol. Porém, mais adiante vamos abrir diálogo com as grandes empresas e pensar no esporte de alto rendimento --- disse.

Atualmente, a secretaria dispõe de aproximadamente 0,53% do total do orçamento do município.

Com poucos recursos, a primeira medida de Fedrigo à frente da Smel foi a criação da academia ao ar livre. A primeira delas está fase de teste no Parque Barigüi e é utilizada preferencialmente por pessoas da melhor idade.

--- São equipamentos de qualidade e baixo custo e qualquer pessoa pode fazer os exercícios sem se machucar. Ainda estamos testando, mas pretendemos ampliar o projeto para as regionais.

Outra novidade da secretaria para 2009 é o Festival 100% Esporte. No projeto adultos, adolescentes e crianças a partir de 10 anos recebem orientação para iniciação desportiva em basquete, circuito de atletismo e de ciclismo, lutas, skate, vôlei, futebol, tênis, Tênis de Mesa e xadrez.

As inscrições são feitas nos local (veja a programação) e as equipes serão formadas pelos profissionais de educação física da Smel.

--- É uma grande oportunidade, principalmente para crianças e adolescentes, para aproveitar o período de férias escolares e iniciar novas vivências esportivas. Ao mesmo tempo, é uma forma de promover a qualidade de vida através do esporte, para que as pessoas vivenciem a prática esportiva de forma séria e ao mesmo tempo prazerosa --- comenta o projeto Fedrigo.

Datas e locais do Projeto 100% Esporte

17 de janeiro

Campo do Fortaleza, Rua Adari Fernando Vizinone, 10, no Jardim Gabineto (Regional Santa Felicidade)

18 de janeiro

Praça Renato Russo, Rua Velcy Bolívar Grando, ao lado da escola Municipal Maria Marli, no Uberaba (Regional Cajuru)

24 de janeiro

Centro de Esporte e Lazer Santa Rita, na Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620, no Tatuquara (Regional Pinheirinho)

25 de janeiro

Centro de Esporte e Lazer Pedro de Almeida, Rua Joaquim da Costa Ribeiro, 31, no Bairro Alto (Boa Vista)

31 de janeiro

Escola Municipal Dario Vellozo, Avenida Desembargador Cid Campelo, 4.630, na CIC (Regional CIC)

1 de fevereiro

Centro de Esporte e Lazer Agostinho Legró, rua Viligran Cabrita, com Pastor Carlos Frank, no Boqueirão (Regional Boqueirão)

7 de fevereiro

No campo aberto atrás do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico (Regional Matriz)

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?