Notícia

NITERÓI ESTÁ NO CAMINHO DO ESPORTE

Por CBTM

19/01/2009 16h28


Com menos de um mês à frente da Secretaria de Esportes de Niterói, Eduardo Caminha já começa a desenhar os primeiros rascunhos de seu mandato. E no que depender do currículo, ele tem tudo para dar certo.

Isso porque ele é professor de Educação Física, formado há aproximadamente 25 anos, além disso sempre militou na área. Foi atleta do Canto do Rio e do IPC, de basquete e vôlei. Agora ele assume a cadeira que já foi muito contestada, muito reclamada pelos atletas da cidade. Mas a intenção de Caminha é mudar esse panorama.

Em entrevista a O FLUMINENSE, o secretário confirmou a manutenção do Projeto Nomes, já tradicional na cidade, e adiantou alguns eventos do Calendário Esportivo da cidade, que só será lançado na próxima terça-feira.

Projetos

Os projetos que estão serão mantidos. Com relação ao Projeto Nomes, o prefeito (Jorge Roberto Silveira) ainda não sinalizou qual vai ser o caminho a ser seguido. Mas enquanto isso não for definido ele continua vinculado à secretaria de esportes. É um projeto interessante, um projeto muito bom, que traz para cidades atividades físicas supervisionadas por pessoas de alta competência no seu esporte. Então a nossa idéia é se possível ampliar o Projeto Nomes.

Jogos Escolares

Acho fundamental resgatar os jogos escolares. Isso passa por um convênio com o Caio Martins, porque o Caio Martins é simbólico nos Jogos Escolares, pois sempre foram realizados lá e sempre obtiveram sucesso. Esse ano nós estamos ampliando os Jogos, colocando atividades de praia, como beach soccer, vôlei de praia, handbeach. Além de judô, Tênis de Mesa, xadrez. É importantíssimo, pois envolve crianças de 12 a 17 anos de idade, e é dividido em duas categorias. E esse ano a novidade é a inclusão de uma terceira categoria, até 12 anos. É claro que isso tudo depende de recursos. Vamos realizar a abertura dos Jogos em abril e ele se desenvolve até dezembro.

Comunidade

Outro segmento da secretaria que temos de prestar atenção é a questão do esporte nas comunidades. O esporte de massa. Tentar fazer vários núcleos de iniciação ou até mesmo de projetos sociais voltados para a área de esporte.

Calendário

Na terça-feira, dia 20, vamos fazer o lançamento do nosso Calendário Esportivo 2009. O calendário consiste numa série de atividades que propiciam à comunidade participar de uma série de eventos, na praia, no campo, na água. Então temos uma série de eventos divididos durante o ano para que a gente tenha divulgado para a população de Niterói.

Estou trazendo uma novidade, que serão as 24 horas de esporte na cidade. Haverá atividade esportiva em todos os lugares, durante 24 horas, como Praia de Icaraí, Barreto, Santa Bárbara, etc. Outro ponto importante é que em todo lançamento do calendário a secretaria homenageia os atletas que se destacaram no ano. Esse ano vamos homenagear os jovens (atletas juvenis e infantis) que foram destaque em 2008.

Vila olímpica

A idéia seria ótima. É importante e seria um grande ganho. Isso aí ainda tem de ser estudado. Vontade eu tenho porque a cidade ia receber muito bem a questão da Vila Olímpica. Niterói precisa realmente de um centro de esporte para receber competições.

Apoio para atletas

Eu acho que tem que dar mais atenção ao esporte de massa. Se nós tivermos que optar pelo esporte de massa será o caminho da secretaria. Nós temos uma série de problemas com a nossa criançada. O esporte socializa, educa, é fundamental. A pessoa que pratica esporte vai ser melhor em quase tudo. Vai ser melhor motorista, melhor cidadão, melhor amigo.

Reformas

Acho que nós temos que fazer da Concha Acústica um lugar de lazer para a comunidade que mora no Centro de Niterói. Para isso é preciso revitalizar as quadras, o campo de futebol, a iluminação, para que possa ser usado também à noite. Que a comunidade possa ter aulas durante a semana e nos fins de semana possa usufruir o espaço com atividades de lazer.

Desafio

Outro projeto interessante é aula de tênis para crianças especiais. Estamos contentes, com uma equipe boa, trabalhando com profissionais de Educação Física. O grupo está animado, está produzindo, mas sabemos das nossas limitações e sabemos das dificuldades que vamos enfrentar. Vamos tentar sensibilizar o governo para ter um orçamento melhor, buscar patrocínio para levantar o esporte na cidade. O prefeito entende que o esporte é fundamental para a população de Niterói no contexto da reformulação. É uma das prioridades dele. Tenho certeza que o que ele puder fazer para melhorar ele vai fazer.

NVC quer ensinar vôlei para as crianças

Time que vem obtendo conquistas nas divisões de base ao longo dos anos, o Niterói Vôlei Clube planeja mais uma vitória, dessa vez fora de quadra. Trata-se da implantação do projeto Niterói Vôlei Clube Social, que atenderá 100 crianças carentes de toda a cidade, inicialmente, com aulas de voleibol ministradas no ginásio Caio Martins, em Icaraí.

A iniciativa é colocar os professores do NVC, que fica no Pioneiros, em Santa Rosa, à disposição da garotada de 9 a 16 anos, que aprenderão o esporte gratuitamente e em contato com os jogadores do clube. O projeto está previsto para iniciar em março.

--- Começaremos com 100 crianças e nosso objetivo é futuramente expandir o projeto. Nossa intenção é: à medida que os talentos forem aparecendo, eles serão inseridos de forma gratuita no Niterói Vôlei Clube, caso comprovem não terem condições de pagar --- contou Silvio Junior, presidente do clube.

E para aumentar o alcance do programa, o NVC está à procura de parceiros. O objetivo é contar com cada vez mais alunos, além da compra de materiais e da contratação de novos profissionais. Além disso, o clube também pretende se aliar a nutricionistas e escolas. (Rafael Motta)

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?