Notícia

DEFINIDAS AS SEDES DAS OLÍMPIADAS ESCOLARES

Por CBTM

21/01/2009 10h55


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu datas e sedes das Olimpíadas Escolares 2009, maior evento do esporte escolar brasileiro. A cidade mineira de Poços de Caldas receberá a primeira etapa da competição, destinada a jovens atletas de 12 a 14 anos, entre os dias 10 e 20 de setembro. De 5 a 15 de novembro será realizada a segunda etapa, para jovens de 15 a 17 anos. A estréia da competição na Região Sul do Brasil será em Maringá e Londrina. Além das disputas em nove modalidades (TÊNIS DE MESA,atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez), as Olimpíadas Escolares continuarão cumprindo a importante função de unir esporte e educação em seu programa, e para isso conta com uma intensa agenda educacional e cultural.

Além de disseminar e incentivar a prática esportiva, a realização das Olimpíadas Escolares implica em um comprometimento do município e (ou) do Estado com melhorias em instalações esportivas. ---É uma satisfação organizar uma etapa das Olimpíadas Escolares pela primeira vez no Sul do Brasil. Isso comprova a abrangência nacional da competição, o que valoriza o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005. Além disso, neste novo Ciclo Olímpico o número de cidades postulantes à sede das Olimpíadas Escolares deve acompanhar a evolução do evento. Com isso, os conceitos das Olimpíadas Escolares estão sendo pluralizados e difundidos por todo o país --- comemora Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares e gerente-geral de iniciação, fomento e eventos do COB. --- Já nos reunimos com representantes de estados do Centro-Oeste e tivemos sondagens de estados do Norte, todos empenhados em trazer para sua região uma edição do evento --- Hubner adianta que as cidades que pretendem receber os cerca de 3.500 participantes de cada edição devem viabilizar a melhor estrutura possível e responder ao Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares.

Outro objetivo das Olimpíadas Escolares, que é divulgar noções de cidadania aos jovens atletas, ganha ainda mais importância com a expansão do evento pelas regiões do Brasil. São realizadas diversas atividades educacionais e culturais paralelas ao programa de competições, que vão de exposições fotográficas à exibição de filmes e peças teatrais. O objetivo destas atividades é incentivar a integração e a inclusão social através do esporte. A presença de ídolos do esporte brasileiro, medalhistas olímpicos e pan-americanos, batizados de Embaixadores das Olimpíadas Escolares também serve de exemplo para os jovens atletas.

Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares têm inspiração no modelo olímpico e proporcionam um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. O evento tem a função de incentivar a prática esportiva e exaltar a importância e a figura do professor de Educação Física na formação do cidadão.

As Olimpíadas Escolares 2009 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação das Prefeituras Municipais de Poços de Caldas (MG), Maringá e Londrina (PR).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?