Por CBTM
A atleta mais experiente e vitoriosa do país está confirmada na lista divulgada na tarde dessa segunda-feira pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa com os nomes dos atletas que disputarão os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, em outubro.
Lígia Silva não carrega a ascedência oriental, mas está há anos no topo do Tênis de Mesa brasileiro. Foi a primeira mulher do país a disputar o torneio individual em uma Olimpíada, em Sydney-2000. Em Atenas-2004 repetiu o feito.
A atleta, que deixou Manaus e hoje mora em Santos, começou a jogar aos 12 anos de idade e conquistou seu primeiro título importante em 1995, no Campeonato Sulamericano Infantil.
Aos 18 anos foi titular da equipe brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999 e ganhou a medalha de bronze ao lado de Eugênia Ferreira e Lyanne Kosaka.
Ligia completa 30 anos em 2011 e continua na primeira posição do Ranking brasileiro e a segunda do Sul-Americano.
Embora não tenha vencido a Seletiva que aconteceu em janeiro, isso poderá lhe assegurar a indicação técnica para disputar as competições internacionais. Seu objetivo é continuar integrando a elite da modalidade para disputar o Pan do México e as Olimpíadas de Londres.
Naturalidade: Manaus
Mão de jogo: Direita
Estilo de jogo: Clássico ofensivo
Borracha Backhand: Butterfly - Challenger Attack Out
Tipo de Borracha: Pino
Borracha Forehand: Butterfly - 001 Tenergy 05 In
Tipo de Borracha: Tenergy
Marca da Raquete: Butterfly - 001 Tenergy 05 In
Tipo de raquete: M. Maze ST
Clube: A.D.C Estrela